sábado, 2 de dezembro de 2017

Seleção dos melhores

Resultado de imagem para seleção do brasileirão 2017

Na reta final de cobertura do Brasileirão 2017, o JI agora faz uma seleção dos melhores do campeonato que acaba amanhã. A ilustração é devidamente feita ao site Globoesporte.com, e mostra pelo menos 36 jogadores que se destacaram ao longo das 38 rodadas.

Aqui vai a minha seleção e suas explicações!





CARICATURAS ILUSTRADAS PELO CHARGISTA MÁRIO ALBERTO
Imagens: Globoesporte.com

1 - VANDERLEI (SANTOS)
23 - FAGNER (CORINTHIANS)
3 - PEDRO GEROMEL (GRÊMIO)
4 - FABIÁN BALBUENA (CORINTHIANS)
6 - DIOGO BARBOSA (CRUZEIRO)
29 - ARTHUR (GRÊMIO)
15 - HERNANES (SÃO PAULO)
30 - THIAGO NEVES (CRUZEIRO)
26 - RODRIGUINHO (CORINTHIANS)
7 - JÔ (CORINTHIANS)
9 - HENRIQUE DOURADO (FLUMINENSE)

TÉC. FÁBIO CARILLE (CORINTHIANS)

REVELAÇÃO: ZÉ RAFAEL, BAHIA - o camisa 18 foi titular em quase todos os jogos e principal armador das jogadas dos gols que elevaram a campanha acima da média do time baiano, que ao menos estará na próxima Sul-Americana e tem o quarto melhor ataque da competição, com 50 gols.

Explicações: Vanderlei foi o goleiro que mais executou defesas difíceis neste campeonato e foi um dos responsáveis pela boa campanha de um Santos que passou por variadas turbulências internas durante o ano.
Nas laterais, Fagner mostrou regularidade quando precisou. Especialmente na sequencia final de quatro vitórias seguidas que valeram o heptacampeonato corintiano. Diogo Barbosa teve a qualidade do passe e cruzamento determinantes para seu ótimo ano no Cruzeiro. Jogará no Palmeiras ano que vem.
A zaga é indiscutivelmente essa. Geromel foi um cão de guarda na zaga gremista quando jogou, sobretudo no primeiro turno. E o paraguaio Balbuena anotou 4 importantes gols para o Timão.
Uma revelação na proteção de zaga, o volante gremista Arthur se destacou pela armação de jogadas em gols. Do meio para frente é que os mais decisivos do certame.
Potencial craque da competição, o "Profeta" Hernanes foi responsável direto pela recuperação e permanência do São Paulo na elite em uma campanha bastante difícil. 9 gols em 19 jogos, e isso porque começou ainda no fim do primeiro turno. Thiago Neves foi importante na regular campanha do Cruzeiro, que mesmo com o título da Copa do Brasil, conseguiu o quinto lugar, marcando 10 gols. Só Diego Souza do Sport fez mais nesta posição. O outro indicado é Rodriguinho, muito pelo brilhante primeiro turno. Mesmo com a queda de rendimento no segundo, foi importante nas vitórias corintianas que ocorreram.
Para finalizar, a dupla de ataque artilheira com 18 gols cada.. Jô e Henrique Dourado marcaram de todos os jeitos desde a primeira rodada. O corintiano fez até com o braço, mas pouco importa pelo que teve dois gols mal anulados pela arbitragem. Fez dois no jogo do título contra o Fluminense do "Ceifador", que mesmo com 7 gols de pênalti, mostrou ser um cara que aparece na hora certa de finalizar para as redes. Por serem centroavantes, provavelmente só um deles estará na seleção dos principais pleitos eleitorais festivos (CBF, Bola de Prata...)
O técnico, claro, é Fábio Carille, um dos maiores responsáveis do sétimo título alvinegro. Tirou leite de pedra e construiu uma equipe de sucesso, mesmo com um elenco limitado e de baixo orçamento, em relação a clubes mais ricos que não levantaram nenhuma taça (como o Palmeiras). Aplausos para o ex-interino, que virou referencia no futebol brasileiro.

Dá para formar também uma seleção reserva, e outras menções honrosas:
Cássio; Edilson, Rever, Lucas Veríssimo, Guilherme Arana; Bruno Silva, Gabriel, Diego Souza, Zé Rafael, Bruno Henrique, Dudu; Renato Gaúcho

Menções honrosas: aos goleiros Gatito Fernández e Victor, que defenderam quatro pênaltis cada um. Cássio pegou dois. Pela zaga, entrou o flamenguista Rever e o santista Veríssimo, mas vale citar a raça do argentino Carli, do Botafogo. Nas laterais, Mena do Sport apareceu bem em alguns jogos, apesar da campanha ruim do time. E Reinaldo liderou a reconstruída Chapecoense.
A dupla de volantes do Bahia, Edson e Renê Junior, foram uma das maiores roubadoras de bola. Entre os armadores, Jádson e Lucas Lima, ainda que ambos viveram momentos ruins no campeonato. Especialmente o camisa 10 santista, que defenderá o Palmeiras em 2018.

No ataque, André com seus 15 gols lidera a respirada dos pernambucanos contra a degola. Pela mesma situação, o colombiano Tréllez ajuda para tentar salvar o Vitória. É o maior artilheiro estrangeiro, com 10 gols.

Entre os técnicos, destaco Renato Gaúcho, que alternou titulares e reservas com o Grêmio e mesmo assim tem chance de beliscar o vice. Que por sua vez deve ser do Palmeiras, e a isso deve-se ao interino Alberto Valentim, que recuperou o futebol do time com a saída de Cuca.

----

Resultado de imagem para seleção do brasileirão 2017

Ai vai também a Seleção OFICIAL da Série B do Brasileirão.

Ela é dominada em maioria pelo América Mineiro, que emplacou três jogadores: o zagueiro artilheiro Rafael Lima, o lateral Norberto e a revelação Matheusinho, além do técnico Enderson Moreira.
O Ceará também emplacou três nomes: o lateral Romário (que será do Santos em 2018), o zagueiro Luiz Otávio e o meia-atacante Lima. Outro time que subiu, o Paraná emplacou dois: o goleiro Richard e o meia Renatinho. O Internacional teve apenas um nome, o volante Rodrigo Dourado.

Nos demais, o ataque foi completado pelo artilheiro Mazinho, da surpresa Oeste, e o centroavante Artur, do Londrina. Ele pertence ao Palmeiras e deve ser integrado no time principal na próxima temporada.

Amanhã, veja a cobertura completa da última rodada. Quem pega as últimas vagas da Libertadores? Quem cai para a Série B? Vamos descobrir!

Nenhum comentário: