quarta-feira, 21 de março de 2018

Caos elétrico


APAGÃO ATINGE 22 ESTADOS BRASILEIROS

"Esse dia foi louco!"

As hidrelétricas brasileiras tiveram hoje um momento de crise. Municípios da maior parte do Brasil, em sua maioria 14 Estados do Norte e do Nordeste, foram afetados esta tarde por um blecaute (popular apagão).

Todos os nove estados nordestinos foram afetados, além de mais cinco da região ao lado: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Nestes 14 estados, foram 2049 cidades afetadas, parcialmente ou inteiramente. O número representa cerca de 93% dos municípios destes referidos estados.

Também houve registros de falta de energia em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Apenas Acre, Roraima, Espírito Santo e Rio Grande do Sul não tiveram ocorrências de apagão registradas.

O problema foi registrado as 15h48. O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que as causas do desligamento estão sendo investigadas.

Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.

O problema, segundo Ferreira, causou "pequena perturbação" nos sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas provocou um "colapso", com "repercussão bem mais acentuada", nos sistemas do Norte e Nordeste.

"A partir dessa interrupção [após a falha], nós tivemos a separação dos sistemas Norte e Nordeste dos sistemas das regiões Sul e Sudeste, o que provocou um excesso de geração na Região Norte e levou à desconexão dos sistemas das regiões Norte e Nordeste. O Brasil tem todo o país interligado, a exceção do estado de Roraima. Neste evento, o que ocorreu foi uma separação dos sistemas Norte e Nordeste e Sul e Sudeste", disse.

Apagões são incólumes episódios de quedas de energia acentuadas que já tiveram registros famosos no Brasil, em diferentes anos. O primeiro grande caso de crise elétrica foi em 11 de março de 1999, quando 70% do território brasileiro, além do Paraguai, ficaram às escuras por volta das 22h.
Acontecimento bem semelhante se repetiria dez anos depois, em 10 de novembro de 2009, quase no mesmo horário. Em ambos os casos as falhas foram provenientes de subestações do interior de São Paulo. A energia caiu de noite e, em alguns pontos, só voltava na manhã seguinte.

Nenhum comentário: