segunda-feira, 26 de março de 2018

INCÊNDIO ESTÚPIDO

Testemunhas afirmam que alarme, portas e luzes de emergência não funcionaram no shopping (Foto: STR/AFP)

FOGO EM SHOPPING RUSSO DEIXA 64 MORTOS; CRIANÇAS SÃO MAIORIA DAS VÍTIMAS

No ano em que vai sediar a Copa do Mundo, a Rússia vivencia mais um domingo trágico e de luto.

Um grande incêndio atingiu um shopping center na cidade de Kemerovo, que fica na região da Sibéria e a 3600 quilômetros do leste de Moscou. Já foram confirmadas 64 mortes, segundo informações de bombeiros, e o número pode aumentar. A tragédia ocorreu ontem de tarde.
A maioria das vítimas são crianças, pois o fogo se alastrou no segundo piso do estabelecimento. Nele, funcionava um cinema, um playground de jogos infantis e até um zoológico com 200 animais de diferentes espécies (lamentavelmente, todos mortos).

Ainda há dez pessoas desaparecidas. Professores têm se mobilizado para rastrear os estudantes das escolas locais, muitos dos quais estavam aproveitando a tarde de domingo no shopping.
Segundo o Comitê Investigativo da Rússia, havia diversas "sérias violações" de segurança no shopping.

As investigações já apontam, por si só, fatos que contribuíram, de formas imprudentes, para o alastramento do fogo. Para começar, um técnico de segurança "desligou o alarme do incêndio", assim que começou o incêndio. Um extintor que poderia ter apagado as chamas não funcionou.

Já quanto as causas do incêndio, ainda são desconhecidas, mas há suspeita de que "uma criança do salão de jogos tinha um isqueiro em mãos e o acendeu num trampolim infantil, iniciando o fogo".

Ao mesmo tempo, no cinema, outra testemunha afirmou que, em uma das salas de exibição, uma mulher entrou correndo para alertar os frequentadores de que havia um incêndio em curso.
"As luzes de emergência não acenderam para nos ajudar a escapar", agregou a testemunha. "Ficamos seguindo as luzes do chão. Mas nenhum alarme soou. Só escutei um alarme quando cheguei ao primeiro piso.". Falhas de alarme acabam por ser comuns em históricos de incêndios que atingiram estabelecimentos russos.

Este incidente de ontem foi o mais fatal desde o incêndio na boate de Perm, que matou 154 pessoas em 2009. Em outras palavras, daria para ser evitado...

A cidade de Kemerovo decretou luto oficial de três dias.


Nenhum comentário: