terça-feira, 13 de março de 2018

Luto no esporte

Bebeto de Freitas, diretor de administração e controle do Atlético-MG, durante lançamento do Galo FA (Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG)

BEBETO DE FREITAS MORRE AOS 68 ANOS APÓS ENTREVISTA COLETIVA

O esporte brasileiro está de luto, sofrendo um baque inesperado na tarde de hoje.

Morreu aos 68 anos o dirigente Bebeto de Freitas. Ele era atualmente diretor de administração e controle do Atlético Mineiro, e exercia normalmente seu trabalho no centro de treinamentos do clube, a Cidade do Galo, que fica em Vespasiano (Grande BH).

De tarde, ele comandou uma coletiva de imprensa para apresentar o novo empreendimento esportivo do clube, que passaria a atuar no futebol americano, o Galo FA. Após a entrevista com jornalistas, Bebeto apresentava as dependências do local para os convidados, quando sofreu uma parada cardíaca, repentinamente. Ambulâncias e um helicóptero foram acionados no local para socorre-lo, mas o diretor faleceu ali mesmo.

As atividades esportivas posteriores foram canceladas, em respeito ao luto.

----

Paulo Roberto de Freitas teve uma extensa carreira esportiva. Primeiro no vôlei, com questão de revoluções, e depois no futebol.

Revolucionou o vôlei brasileiro, quando foi jogador e, sobretudo, treinador. Liderou a "Geração de Prata" que medalhou com o vice mundial em 1982 e vice nas Olimpíadas de Los Angeles, 1984. Daí desencadeou o domínio brasileiro, que perdurou pelas décadas seguintes até atualmente, já que o Brasil tem três títulos mundiais e outros três olímpicos. Bebeto foi o mentor dos treinadores José Roberto Guimarães e Bernardinho e acompanhou a evolução de jogadores clássicos, como Geovane e Giba.

Na década de 90, passou a fazer sucesso na Itália, onde ganhou cinco títulos nacionais. Com a seleção italiana, faturou a Liga Mundial em 1997 e o Mundial em 1998. Seu último ano no ramo do voleibol, para rumar de vez ao futebol. Botafoguense de coração, tornou-se presidente do clube em 2003, até 2008 (antes, teve as primeiras passagens pelo Galo). Em seu primeiro ano, trouxe o Fogão de volta a primeira divisão brasileira.

Voltou ao Atlético em 2009 como diretor-executivo, agenciado por um de seus melhores amigos, Alexandre Kalil. O então presidente dos melhores anos atleticanos (como o título da Taça Libertadores de 2013), hoje, é prefeito de Belo Horizonte. Da prefeitura, nomeou Bebeto para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Com a eleição do atual presidente atleticano Sérgio Sette Câmara, ele voltou ao clube no final de 2017.

O Atlético Mineiro decretou luto oficial de três dias. O corpo de Bebeto de Freitas será velado amanhã na Cidade do Galo e, posteriormente, no CT do Botafogo.

Nenhum comentário: