quarta-feira, 21 de março de 2018

PPK caiu

Pedro Pablo Kuczynski deixa o Palácio Governamental após apresentar carta de renúncia ao Congresso em Lima (Foto: Mariana Bazo/ Reuters)
(FOTO: Mariana Bazo/Reuters)


PRESIDENTE DO PERU RENUNCIA

O Peru tem presidente em fase de destituição. Pedro Pablo Kuczynski, também conhecido como PPK, apresentou hoje seu pedido de renúncia à presidência do país ao Congresso Nacional. Os partidos acordaram que vão aceitar a saída em uma sessão nesta quinta.

A renúncia ocorre após 1 ano e 7 meses de governo e um dia antes de o Congresso discutir uma moção de destituição de Kuczynski, em meio a uma crise presidencial marcada por vídeos divulgados pelo Partido "Fuerza Popular" que mostram uma suposta compra de votos de seus aliados em troca de obras.

Em pronunciamento acompanhado dos membros de seu gabinete ministerial, Kuczynski disse que sempre trabalhou honestamente e que a oposição tenta manchar a sua imagem, o classificando como corrupto. Segundo ele, as imagens dos vídeos foram editadas e geraram "uma grave distorção do processo político". 

A saída de PPK se dá em meio a crise política instaurada pela suposta compra de votos. O ex-banqueiro de 79 anos tomou posse em julho de 2016, após vencer nas urnas Keiko Fujimori, ativista e filha do ex-presidente Alberto Fujimori, o mais controverso da história recente peruana. Governante do país entre 1990 e 2000, teve diversas acusações de corrupção e ditadura, recentemente teve "perdão político" e um indulto concedido.

Nenhum comentário: