UMA NOVA FÓRMULA 1 SE INICIA
Mesmo antes de começar, a temporada 2018 de Fórmula 1 já está na história. O ano traz como atração a inédita disputa direta na pista entre dois contemporâneos que dominaram a categoria, andando sempre na frente. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, são os dois primeiros tetracampeões a duelarem em um mesmo campeonato em busca do quinto título. Se houver um vencedor na disputa, sairá pentacampeão, ultrapassando o próprio oponente e, de quebra, o lendário francês Alain Prost.
Vettel tenta conseguir a primeira conquista pela Ferrari e retomar o domínio vivido pela Red Bull entre 2010 e 2013, quando obteve os quatro títulos consecutivos. A supremacia foi tomada justamente pela Mercedes, de Hamilton. A escuderia alemã ganhou todos os campeonatos desde então, com três deles trazidos pelo inglês (o outro título foi do alemão Nico Rosberg), que chegou no fim do ano passado ao tetracampeonato e igualou o rival.
Porém, a lista de candidatos ao título de 2018 não fica restrita aos dois. Terceiro colocado em 2017, o finlandês Valtteri Bottas começa a ganhar experiência e a evoluir na Mercedes, assim como o compatriota Kimi Raikkonen (o mais veterano do grid) pretende entrar na disputa. Além deles, os jovens talentos da Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen, costumam aparecer como postulantes às vitórias nos GPs.
A temporada 2018 será inédita de forma negativa para nosso país. Pela primeira vez, desde 1969, não haverá piloto brasileiro no grid, após a aposentadoria de Felipe Massa. A Williams trouxe o novato russo Sergey Stronskin para seu lugar. Outros novatos estrearão na Toro Rosso: o inglês Brendon Hartley e o francês Pierre Gasly. A Renault terá Carlos Sainz e Nico Hulkenberg no cockpit, enquanto as demais escuderias mantiveram suas duplas. McLaren, Force India e Haas tentarão sair dos rótulos de coadjuvantes.
A maior novidade dos possantes para a temporada é a introdução do HALO.
Acoplado diante do volante em frente ao piloto, o halo passou a ser de uso obrigatório, por questão de segurança nas pistas.
No entanto, o processo de adaptação e desenvolvimento do halo não foi simples. As equipes precisaram fazer testes para desenvolver a peça, assim como cuidar da parte aerodinâmica para que a nova engenhoca não comprometesse o rendimento do carro. O acessório é feito de titânio, pesa cerca de 14 quilos e suporta aproximadamente 12 toneladas.
Além disso, outras mudanças de regulamento marcam a temporada. O principal desafio será a diminuição do limite de motores ao longo de todo ano, de quatro para três. Isso vai forçar os pilotos a administrarem o desgaste das unidades, mas invariavelmente alguém vai acabar por usar além do máximo permitido e, com isso, perder posições no grid.
Tudo preparado, é hora de se aquecer para a primeira das 21 corridas no ano. Como sempre, será no circuito de Albert Park em Melbourne, na Austrália.
Em relação a 2017, a principal novidade é o retorno da França ao calendário oficial, ausente desde 2008. Agora em outro circuito, o Le Castellet, substituindo Magny Cours. Após dois anos sem realizações, o circuito de Hockenheim volta a receber o GP da Alemanha. E o Azerbaijão passa a receber em Baku sua corrida no primeiro semestre, enquanto que Sochi, na Rússia, volta para o segundo. O GP da Malásia saiu do calendário após 18 anos.
Com a entrada fixa da Liberty Media no controle de transmissão mundial, as corridas passam a ter horários diferentes de antigamente, sempre começando em algum horário, mais dez minutos. Por exemplo, as corridas europeias passam a ser as 10h10 (de Brasília).Calendário da temporada 2018 de Fórmula 1. Veja a relação completa de corridas e horários.
Etapa | País | Local | Data | Hora |
1ª | Austrália | Albert Park | 25 de março | 2h |
2ª | Bahrein | Sakhir | 8 de abril | 12h10 |
3ª | China | Xangai | 15 de abril | 3h10 |
4ª | Azerbaijão | Baku | 29 de abril | 09h10 |
5ª | Espanha | Barcelona | 13 de maio | 10h10 |
6ª | Mônaco | Monte-Carlo | 27 de maio | 10h10 |
7ª | Canadá | Montreal | 10 de junho | 15h10 |
8ª | França | Le Castellet | 24 de junho | 11h10 |
9ª | Áustria | Spielberg | 1ª de julho | 10h10 |
10ª | Inglaterra | Silverstone | 8 de julho | 10h10 |
11ª | Alemanha | Hockenheim | 22 de julho | 10h10 |
12ª | Hungria | Budapeste | 29 de julho | 10h10 |
13ª | Bélgica | Spa-Francorchamps | 26 de agosto | 10h10 |
14ª | Itália | Monza | 2 de setembro | 10h10 |
15ª | Cingapura | Marina Bay | 16 de setembro | 09h10 |
16ª | Rússia | Sochi | 30 de setembro | 08h10 |
17ª | Japão | Suzuka | 7 de outubro | 02h10 |
18ª | EUA | Austin | 21 de outubro | 16h10 |
19ª | México | Cidade do México | 28 de outubro | 17h10 |
20ª | Brasil | São Paulo | 11 de novembro | 15h10 |
21ª | Abu Dhabi | Yas Marina | 25 de novembro | 11h10 |
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