sábado, 28 de abril de 2018

Capitão do riso :(

Frase de Agildo Ribeiro, humorista que morreu neste sábado (28) (Foto: Arquivo/TV Globo)
(ARTE: G1/TV Globo)

1932-2018

HUMORISTA AGILDO RIBEIRO MORRE AOS 86 ANOS

O Brasil perdeu hoje um "professor do riso". Morreu o humorista Agildo Ribeiro, em função de problemas cardíacos, em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro. Ele havia completado 86 anos anteontem.
O seu corpo será velado no Memorial do Carmo neste domingo. As 15h, está prevista a cremação, no cemitério do Caju.

Agildo da Gama Barata Ribeiro Filho nasceu no Rio em 26 de abril de 1932, como filho do político Agildo Barata. Iniciou sua carreira no humorismo logo na década de 50, em programas de rádio e televisão (antes, era telefonista).

Em seis décadas de carreira, criou diversos personagens e parcerias das mais bem sucedidas, tornando-se um símbolo do humor brasileiro, junto à Chico Anysio (1931-2012). Participou, sobretudo, dos vários anos de TV Globo, a começar pela fundação da emissora, exatamente no dia de seu aniversário, no ano de 1965. Durante a carreira, foi casado cinco vezes, tendo mulheres famosas como Consuelo Leandro e Marília Pêra. O último matrimônio durou 35 anos, com a vedete Didi Barata Ribeiro, falecida em 2009.

Chamado de "Capitão do riso", Agildo Ribeiro iniciou a carreira na TV pela emissora carioca, com programas como "Topo Gigio" (o famoso ratinho italiano). De parcerias, iniciou-se com "Planeta dos Homens", criado junto a ele e Paulo Silvino, que faleceu no ano passado. Posteriormente, ganhou seu programa próprio, o "Estúdio A....gildo". Nesse meio tempo, passou por outras emissoras, como Manchete e SBT, e ainda se aventurou em novelas como "De Quina pra Lua", "Mandacaru" e "A Lua me Disse". Voltou definitivamente à Globo em 1994, integrando o elenco da Escolinha do Professor Raimundo.

E em 1999, foi um dos fundadores de sucesso do "Zorra Total", sendo um dos nomes principais do programa que ia ao ar as quintas, e posteriormente mudou para os sábados, onde passa desde os dias atuais. Agora, o programa se chama "Zorra", mas Agildo, entre idas e vindas, permaneceu no elenco em diversas esquetes do humorístico.

A sua última aparição na TV se deu há pouco mais de dez dias. Foi no último episódio do ano de "Tá no Ar: a TV na TV", que homenageou os grandes nomes da comédia nacional, em uma rápida participação especial. Antes, foi homenageado no "Meu Video é um Show", quadro do "Video Show", e fora também homenageado no "Prêmio do Humor", evento comandado por Fábio Porchat, no mês passado.

Agildo também foi um grande nome no cinema, atuando em mais de 30 filmes desde o início da carreira, tendo sucessos como "Esse Rio que eu Amo" e "O Sexualista". Os últimos foram "O Homem do Ano" (2003) e "Casa da Mãe Joana" (2008), dirigido por Hugo Carvana (1938-2014). No teatro, foi o primeiro interprete de João Grilo, da famosa adaptação de "O Auto da Compadecida". Interpretou também o Sinhozinho Malta, na primeira versão teatral de "Roque Santeiro", que anos mais tarde viraria uma novela de grande sucesso na audiência, com Lima Duarte encarnando tal papel.


Nenhum comentário: