domingo, 29 de abril de 2018

Corrida maluca da sorte

HAMILTON CONTA COM A SORTE, VENCE EM BAKU E ASSUME LIDERANÇA

A sorte sorriu literalmente para Lewis Hamilton, após um apagado inicio de temporada.

O britânico venceu o GP do Azerbaijão na mais pura da sorte. Contou com abandonos inesperados, especialmente de seu companheiro Valtteri Bottas, estratégia falha da Ferrari e muita calma para vencer a primeira no ano. De quebra, assumiu a liderança na classificação geral.

A corrida de 51 voltas teve em sua primeira metade o sucesso estratégico que beneficiou Bottas. Sem parar nos boxes, assumiu a ponta e abriu vantagem aos concorrentes, especialmente Sebastian Vettel. Aí na volta 40, as coisas começaram a mudar. Em briga particular pela quarta posição, as duas Red Bull se deram (muito mal). Daniel Ricciardo foi para cima e acertou o companheiro Max Verstappen, forçando o fim de corrida para ambos. Desespero total da equipe austríaca. Indiretamente, impediu que Vettel tomasse a liderança, por conta da entrada do safety car, mesmo com Bottas fazendo, enfim, sua parada.

Justamente, durante o traslado do carro de segurança, mais um incólume acidente: Romain Grosjean perdeu o controle de seu carro e bateu no muro, forçando algumas voltas mais de safety. Na volta 48, saiu de cena para a relargada final. Com os carros próximos, Vettel partiu para o bote, mas o tiro saiu pela culatra. Ao passar Bottas, errou na freada e caiu direto ao quarto lugar, beneficiando Hamilton e Raikkonen. Quinto, porque o mexicano Sérgio Pérez o passou também.

E o mais improvável acontece. O pneu traseiro de Valtteri Bottas fura, e Hamilton ganha de bandeja a liderança, a duas voltas do fim. Só administrou para vencer a corrida, seguido de Raikkonen e de um felizardo Pérez, trazendo a Force India ao pódio. Vettel ficou com o quarto lugar. A outra boa surpresa foi Charles Leclerc, monegasco da Sauber, que conseguiu um sexto lugar. Foi também o primeiro ponto da carreira ao neozelandês Brendon Hartley.

Hamilton, portanto, assumiu a liderança da competição, indo a 70 pontos, contra 66 do alemão.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
Resultado final do GP do Azerbaijão (Foto: Reprodução/rede social)

A próxima etapa acontece em 13 de maio, no GP da Espanha.

Nenhum comentário: