sábado, 7 de abril de 2018

FOTO DA SEMANA: A CHEGADA SOB FOGOS


Lula chega à Superintendência da PF em Curitiba, onde ficará preso  (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
(FOTO: Ricardo Moraes/Reuters)

A ÚLTIMA IMAGEM LIVRE

Essa edição do Foto da Semana é curta, mas é também especial e emblemática.

Acabou por representar um momento dos mais esperados pelo brasileiro que clamava por justiça e sempre vai a luta pelo fim da corrupção e das impunidades políticas.

Hoje, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode representar um marco na história da Justiça brasileira. Como primeiro ex-líder nacional preso por crime comum. Bem verdade que já vimos recentes líderes, como o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-deputado Eduardo Cunha presos, que irão "mofar" em suas cadeias por longo tempo.

E agora, Lula "volta" a sentir a vida de um presidiário, como foi na década de 70, em que lutava pelas causas operárias e sindicais, antes de se lançar a uma vitoriosa carreira política. Por ela, teve um mandato de deputado e, pois, dois mandatos como presidente, entre 2003 e 2011. Saiu da presidência com aprovação recorde, de 87%, dando lugar a uma indicação sua como sucessor: Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente, que lamentavelmente também se envolveu nas mais críticas histórias corruptivas e sofreu impeachment, também ao segundo mandato.

A última imagem livre de Lula é a foto acima, tirada assim que o ex-presidente deixa o helicóptero que pousou no heliporto da sede da Polícia Federal em Curitiba, escoltado pelos agentes federais. De lá, desceu as escadas adentro à sede, em meio a um extensivo foguetório do lado de fora, com manifestantes comemorando a sua prisão. Foi um "comitê de boas-vindas".

E é isso. A prisão veio, mas o assunto seguirá firme nos próximos dias.

Nenhum comentário: