segunda-feira, 2 de abril de 2018

Luta contra a segregação

MORRE EX-ESPOSA DE NELSON MANDELA

Faleceu nesta segunda-feira, aos 81 anos, a ativista Winnie Mandela, ex-esposa do líder revolucionário sul-africano Nelson Mandela (1918-2013).

Winnie foi um importante rosto da luta contra a segregação racial que perdurou na África do Sul durante quase meio-século, o chamado Apartheid.

O percurso de Nomzamo Winifred Madikizela Zanyiwe, conhecida sob o nome de "Winnie", é indissociável do primeiro presidente negro da África do Sul, com quem foi casada por 38 anos (de 1958 a 1996), incluindo os 27 que ele esteve na cadeia.
Liberto da prisão, Nelson assumiu o poder sul-africano em 1994, como primeiro presidente negro da história do país, onde cumpriu mandato até 2008, já muito doente. Na época assumiu Jacob Zuma, que no início deste ano renunciou ao cargo por indícios de corrupção passiva. Nelson viria a falecer em 5 de dezembro de 2013.

Nascida em 26 de setembro de 1936, na província de Cabo Oriental (sul), de onde Nelson Mandela também é natural, obteve diploma universitário em Serviço Social, uma exceção para uma mulher negra na época.

Logo depois do casamento, Nelson Mandela passou à clandestinidade. Deixada sozinha com suas filhas após sua prisão em agosto de 1962, Winnie manteve viva a chama da luta contra o regime racista branco.

A jovem assistente social foi, então, alvo de intimidações e pressões. Viu-se presa, forçada a ficar em casa, banida em um vilarejo distante do mundo, onde sua casa foi alvo de dois ataques a bomba.

A imagem do casal Mandela, marchando de mãos dadas após a libertação do herói anti-Apartheid em 1990, viajou pelo mundo. Mas os cônjuges nunca se encontraram. Eles finalmente se divorciaram em 1996 após um processo sórdido que revelou as infidelidades de Winnie.

A animosidade continuou mesmo após a morte de Nelson. Ele não deixou nenhuma herança para a ex-mulher. Furiosa, Winnie iniciou uma batalha para recuperar a casa da família em Qunu (sul). Recentemente, a Justiça rejeitou seus pedidos.

Nenhum comentário: