sexta-feira, 13 de abril de 2018

Série B 2018: quem é que sobe?

Resultado de imagem para serie b 2018

SEM GRANDES, SÉRIE B COMEÇA NIVELADA POR BAIXO

A Série B 2018 que começa nesta sexta terá um equilíbrio a parte, uma vez que ela não terá a presença de nenhum time grande. Isso não acontecia desde 2012, justamente quando se teve a disputa mais apertada dos pontos corridos, adotado há 12 anos. O Goiás levou o titulo na ocasião na última rodada, seguido pelos que subiram, Criciúma, Atlético-PR e Vitória. Esses dois últimos fizeram 71 pontos junto ao São Caetano, que mesmo com tal alta pontuação, não subiu.

Entre outros atrativos, está o retorno de clássicos tradicionais, como o Dérbi de Campinas. E diferentemente da Série A, essa e outras séries menores não farão pausa nenhuma durante a Copa do Mundo no meio do ano. Elas terão cinco rodadas durante o período do torneio.

Veja a análise resumida e completa dos 20 times, pela ordem dos times mais tradicionais que costumam figurar na elite do futebol brasileiro:

---
Para 2018, novamente o Goiás está na disputa, despontando como um dos candidatos a buscar seu terceiro título na Segundona. Não é a toa que vem de um tetracampeonato goiano, sob comando do veterano técnico Hélio dos Anjos. Entre os jogadores, destaque para o jovem Carlos Eduardo, que já despertou interesse de grandes clubes.
Os rivais goianos, por sua vez, não estão tão em alta como podiam. O Vila Nova de Moisés tem ao seu favor a forte torcida que costuma encher o Serra Dourada, mas já passou vergonha neste ano, ao cair para o Ferroviário na Copa do Brasil. Rebaixado ano passado, o Atlético Goianiense preocupa mais, pois sequer chegou a semifinal goiana. O time passa por crise administrativa.

O Coritiba retorna finalmente a uma Série B, após anos escapando nas últimas rodadas da elite, onde esteve desde 2011. Assim como o Goiás, time que o tirou da Copa do Brasil, foi campeão de duas Séries B (2007 e 2010). Para este ano, a aposta é em técnico emergente. Sandro Forner subiu de categoria e fez um bom trabalho, apesar de perder o estadual para o Atlético-PR, que usou time sub-23 na maior parte do campeonato. Assim como em 2006, verá seu rival e ainda o Paraná disputando a elite. Entre os jogadores, destaque para o artilheiro Alecsandro. Por outro lado, está perto de perder Kléber Gladiador, rumo ao Fluminense.
Outro paranaense na disputa e também potencial candidato ao acesso é o Londrina, que nas duas últimas disputas pegou o sexto e o quinto lugar, respectivamente. Conta com a chegada do veterano Dagoberto no ataque, mas não terá a experiência longeva de Cláudio Tencati, que deixou o clube após seis anos de trabalho e agora treina o Atlético-GO.

Ainda no sul, três catarinenses na área. O rebaixado de 2017 Avaí luta contra o "efeito ioiô", de time que sobe-desce. Para este ano, contudo, sentirá o desfalque do agora ex-meia Marquinhos, que encerrou sua carreira no Catarinão, onde o time ficou em terceiro lugar. Os gols ficam por conta de Rômulo e o recém-chegado Rodrigão.
Em situação mais perigosa, o Criciúma de Argel Fucks flertou com o rebaixamento no estadual, e para sua quarta Série B seguida, lutará ao menos para se manter. Por fim, o que está mais tranquilo e preparado para subir, o Figueirense. Com moral após derrotar a Chapecoense e conquistar o título estadual, o alvinegro comandado por Milton Cruz conta com jogadores conhecidos, como o meia Gustavo Ferrareis.

O Rio Grande do Sul é representado por Brasil de Pelotas e Juventude. O time pelotense, apesar da pinta de coadjuvante, vem com moral depois de chegar a final do Gaúcho. Diferente dos caxienses, que sequer chegaram ao mata-mata e correm riscos de cair para a Terceirona.

Partindo para São Paulo, que é o estado com mais representantes (quatro). Destaque absoluto para a dupla de Campinas, Guarani e Ponte Preta. E ambos vem com moral, de recentes conquistas, prontos para o tão aguardado retorno do dérbi campineiro previsto para a quarta rodada. Ele não é disputado há cinco anos.
O Bugre conquistou o titulo e acesso para a elite paulista, se despedindo ainda do agora aposentado Fumagalli. Contará com a liderança de Baraka e os gols de Bruno Mendes. A Macaca foi mal na elite paulista, mas compensou com o título do interior. E com Doriva no comando, embalou com a promissora estreia que foi a vitória por 3x0 no Náutico, campeão pernambucano que está na Série C. Contratou reforços pontuais, como Junior Santos, e aposta em garotos como Felipe Saraiva.
Entre os outros representantes está o Oeste, que subiu junto com o Guarani de volta a elite paulista. E pronto para manter o bom momento, agora sediado em Barueri. O rubro-negro brigou até o fim pelo acesso nacional, em sua melhor campanha de todas. Por fim, o São Bento de Sorocaba luta para pelo menos se manter, depois que perdeu seu principal jogador, Régis, para o São Paulo. No Estadual venceu os três jogos que fez contra os grandes. Por puro azar, não avançou em diante. O último representante do Sudeste e único mineiro é o Boa Esporte, mais uma vez como coadjuvante.

Agora os times do Nordeste
O destaque vai para a turma de ascendentes da Série C, que são três. O Fortaleza, do técnico Rogério Ceni, é a melhor atração, após amargar 8 anos na Série C. Contando com o artilheiro Gustavo (Gustagol), faz o jogo de abertura contra o Bugre. O Sampaio Corrêa fez um bate-volta rápido e não quer repetir o mau desempenho de 2016. Dependendo do início de ano irregular, precisa tomar cuidado. Não chegou a final maranhense. E o CSA volta como campeão da Série C e cheio de moral, ao ter conquistado o Alagoano diante do rival CRB, também presenta nessa disputa e que tem de volta o atacante Zé Carlos. O time azulino poderá contar com o reforço do atacante Walter.

Por fim, o Paysandu, representante do Norte pelo quarto ano seguido, quer brigar mais do que um mero meio de tabela e, por tudo que for mais sagrado, afastar a sina dos clássicos Re-Pa, em que perdeu todos os duelos para o rival Remo, campeão paraense.

Segue aqui os jogos da primeira rodada

SEXTA
19h15: Fortaleza x Guarani
20h30: Atlético-GO x Criciúma
Oeste x CRB
21:30 Figueirense x Juventude

SÁBADO
16h30: Vila Nova x Avaí
Londrina x Boa Esporte
CSA x Goiás
Brasil de Pelotas x São Bento
19h: Sampaio Correa x Coritiba
21h: Ponte Preta x Paysandu

Diferente dos outros anos, não haverá transmissão da TV aberta por parte da RedeTV. Por ora, a TV Globo poderá exibir de forma regionalizada alguns jogos aos sábados.

Façam suas apostas, torcedor. Quem é candidato a subir? E quem desce?

No sábado, um especial da Série A.

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Eu sinto saudade do Paysandu na primeira divisão do Brasileirão. O povo de Belém é apaixonado por futebol. Abs, Fabio www.tvfabio.zip.net