segunda-feira, 14 de maio de 2018

Luto no cinema, de novo

Produtor e cineasta tinha 86 anos (Foto: Reprodução/TV Globo)

CINEASTA ROBERTO FARIAS MORRE NO RIO

O cineasta e produtor Roberto Farias morreu no início da tarde de hoje, no Rio de Janeiro, aos 86 anos. Ele estava internado no hospital Copa Star, em Copacabana, onde fazia tratamento contra um câncer.
Trata-se de mais uma perda grande no cinema brasileiro, já que há menos de um mês morria Nelson Pereira dos Santos.

O corpo será velado no Memorial do Carmo, na Zona Portuária da capital fluminense, e o enterro acontecerá em Nova Friburgo, na Região Serrana do estado, onde ele nasceu.
De acordo com familiares, Roberto Farias deixa quatro filhos, dez netos e já era bisavô.

---

Nascido em 1932, Roberto Figueira de Farias é irmão do ator Reginaldo Faria e tio do também ator Marcelo Faria – o "s" a mais no sobrenome foi devido a um erro durante registro no cartório.
Chegou ao Rio para cursar Belas Artes e acabou indo trabalhar na Atlântida Cinematográfica. A produtora se tornou um marco no cinema nacional e lançou mais de 60 filmes no meio do século passado, com destaque para as chanchadas – produções baratas e de grande apelo popular.

Em seu currículo tem mais de 25 filmes como produtor e diretor. O cineasta dirigiu ainda sucessos de público como “Os Paqueras” (1968), “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa” (1968) e “Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora” (1971). Em 1981, dirigiu “Pra frente, Brasil”, premiado nos festivais de Berlim, Huelva e Gramado, entre outros. O filme falava da tortura na ditadura militar.

Também dirigiu para a televisão, ao filmar as minisséries "As Noivas de Copacabana" (1992) e "Memorial de Maria Moura" (1994). Ainda foi responsável por alguns episódios de "Você Decide" e "Brava Gente". Seu último trabalho foi "Faça Sua História", de 2008.

Nenhum comentário: