sábado, 12 de maio de 2018

O outro lado de um final feliz

Clara e Patrick se casam, Gael ganha novo recomeço e Sophia é internada; confira os finais de 'O Outro Lado do Paraíso'
(DIVULGAÇÃO: TV Globo)

TRAMA DE VINGANÇA PLENA FUNCIONA;
"O OUTRO LADO DO PARAÍSO" TERMINA COM MAIS AUDIÊNCIA QUE ANTECESSORAS

Com o final feliz da mocinha vingativa Clara (Bianca Bin), foi ao ar ontem a noite o último capítulo de "O Outro Lado do Paraíso". Apesar de apresentar histórias pouco construtivas, entre os personagens principais e coadjuvantes, a novela das nove teve por méritos de prender a atenção do público, por parte bem sucedida do autor Walcyr Carrasco, que emplaca mais um sucesso em seu vasto currículo na Globo.
Superando expectativas, a trama fechou com média geral de 38 pontos, acima dos 36 obtidos pela antecessora "A Força do Querer", de Glória Perez e muito aclamada pela crítica. Já o último capítulo, que segundo prévias alcançou 49 pontos de pico, não superou o desfecho da anterior, que em outubro cravou 50 de média.

----

"O Outro Lado do Paraíso" concentrou sua história principal com os triunfos e a volta por cima de Clara Tavares, após passar dez anos em um manicômio. A volta triunfal marcou a revirada da trama, que após um começo capengante, disparou na audiência. Méritos da boa atuação de Bianca Bin, sendo uma espécie moderna de Ana Francisca, outra mocinha vingativa que deu muito o que falar, em "Chocolate com Pimenta", novela de época também escrita por Walcyr Carrasco em 2003.

Clara se vingou, um por um, dos rivais que tanto a lhe causaram mal. Do médico Samuel (Eriberto Leão) até o fim melancólico da grande vilã, Sophia Montserrat (Marieta Severo, em mais uma brilhante atuação), que pagou pela mesma moeda após dez anos. Passando ainda pelo delegado pedófilo Vinicius (Flávio Tolezani), cuja sequencia de julgamento e morte repercutiu muito no Brasil na metade da novela. Além de Renato (Rafael Cardoso), antes mocinho que acabou virando vilão, sendo morto após o sequestro do filho da mocinha, Tomaz (Vitor Figueiredo).

Para o último capítulo, foram reservados desfechos felizes a maioria do elenco. Clara se casou com seu par, o advogado Patrick. Novamente numa novela de Walcyr, Thiago é alçado de coadjuvante a protagonista, como aconteceu em "Amor a Vida" (2013). Já Gael (Sérgio Guizé), que aprontou muito quando casado com Clara, arrependeu--se e refez sua vida. Ironicamente, como um defensor contra a violência e machismo contra a mulher, ao lado de Thaís (Vanessa Giacomo, em participação especial).

Lívia (Grazi Massafera) teve um final feliz e até "milagreiro". Antes estéril, terminou grávida e feliz com seu amor, o garimpeiro Mariano (Juliano Cazarré), que sobreviveu às tesouradas de Sophia e foi decisivo no julgamento que a condenou num internato psicopata. A internação e derrocada da grande vilã da história fechou o plano de vingança de Clara. Dos três filhos, justamente a quem foi mais maltratada ao longo da novela terminou ao seu lado afetivo. A anã Estela (Juliana Caldas) a visitou sempre no manicômio. Outra personagem de importância, a ex-alcoolatra Beth (Glória Pires, muito apagada) deu a volta por cima e lançou uma linha de moda na São Paulo Fashion Week.

Nos demais desfechos, destaque para o passamento (morte) de Dona Caetana (Laura Cardoso), a dona do bordel que foi um dos núcleos mais movimentados da trama. Inusitadamente, sua passagem, como a própria queria, foi regada de festa e muita música, com participação de Pabllo Vittar. As últimas cenas ficaram por conta dos veteraníssimos Lima Duarte e Fernanda Montenegro, com o feliz casal Josafá e Mercedes. Fernanda encerrou a última cena com uma mensagem de paz e futuro sem violências, em um marcante close final.

Na segunda-feira, entra no ar a nova novela de João Emanuel Carneiro, "Segundo Sol".

Nenhum comentário: