terça-feira, 1 de maio de 2018

TRAGÉDIA E INFERNO ANUNCIADO

Imagem do cinegrafista Abiatar Arruda mostra momento em que prédio começa a desabar no centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
(FOTO: Abiatar Arruda/TV Globo)

Foto: (Reuters/Leonardo Benassatto)
(FOTOS: Marcelo Brandt/G1)

INCÊNDIO DESTRÓI PRÉDIO NO CENTRO DE SÃO PAULO

Prédio desaba no centro de SP após incêndio: à esquerda, imóvel antes da tragédia (Foto: Reprodução/TV Globo )
ANTES/DEPOIS

EDIFÍCIO DE 24 ANDARES DESABOU COM O CALOR DAS CHAMAS, E DURANTE UM RESGATE

OUTROS PRÉDIOS E UMA IGREJA TIVERAM ESTRUTURAS DANIFICADAS

1 de maio de 2018

TRAGÉDIA ABSURDA EM SÃO PAULO

Um prédio de 24 andares pegou fogo nesta madrugada no Largo do Paissandu, centro da cidade de São Paulo, no Largo do Paissandu (próximo à Santa Ifigênia). O fogo começou por volta de 1h25, na Rua Antônio de Godói.
Era o prédio Wilton Paes de Almeida, inaugurado há 50 anos e que serviu de sede da Polícia Federal até o ano de 2003, quando a mesma transferiu sua sede para o bairro da Lapa. Desde então, o edifício esteve desativado, tendo sido ocupado por integrantes de movimentos sem-teto, de maneira irregular. Havia 363 pessoas cadastradas, de 174 famílias. Cada uma pagava aluguel que variava de 200 a 400 reais mensais.

O incêndio teria começado a partir do quinto andar, possivelmente causado por álcool em gás, durante uma briga de casal. Rapidamente o fogo se alastrou até o topo, onde a grande parte dos ocupantes escapou.

Porém um morador em especial acabou protagonizando a cena mais triste e tocante de todo um resgate. Ricardo, também conhecido como Tatuagem, ajudou na evacuação do prédio resgatando algumas pessoas até em baixo, e depois foi ao topo com outras pessoas. Quando chegou a sua vez de ser resgatado por bombeiros, pontualmente às 2h50 da manhã, o prédio desabou numa fração de segundos. O incêndio ainda atingiu e danificou outros dois prédios, em menor dimensão. Uma igreja luterana acabou tragada ao desabamento. Pelo menos 80% de sua estrutura foi danificada.

O Corpo de Bombeiros informa oficialmente por um desaparecimento (o de Ricardo), e outras 34 pessoas que não deram nenhuma notificação após o incidente. 57 viaturas e 160 bombeiros participaram dos resgates às vítimas que foram socorridas a tempo.

Até o momento, cães farejadores continuam nas buscas por possíveis vítimas embaixo dos escombros. Foram encontradas a corda e o cinto de segurança, usados para resgatar a vítima.

----

Esse é um Primeiro de Maio dos mais tristes, como há 24 anos quando morria o piloto tricampeão mundial Ayrton Senna. Deixamos as nossas solidariedades aos, agora, desabrigados pela tragédia.

Nenhum comentário: