domingo, 17 de junho de 2018

Pimenta no chope

JOGO 10

0X1

ARRIBA! MÉXICO SURPREENDE A ALEMANHA E FAZ A FESTA EM MOSCOU

Sim, tivemos a primeira zebra da Copa 2018! Não chega a ser uma surpresa das mais gigantes, mas com certeza significa muito. Afinal, quem perdeu foi a atual campeã do mundo, dona de quatro títulos mundiais. E quem venceu fez até o chão tremer em seu país, diante da euforia do gol da vitória. O México venceu a Alemanha por 1x0 no estádio Lujniki e saiu na frente no interessante Grupo F. O técnico colombiano Juan Carlos Osório deu um belo nó tático no selecionado de Joachim Low (e suas porquices habituais).
Fica registrada uma feliz coincidência para os mexicanos. No mesmo 17 de junho, em 2014, a seleção parou o anfitrião Brasil num empate sem gols, graças ao goleiro Guillermo Ochoa, que barbarizou como uma muralha, ao fazer seis defesas dificílimas. E hoje ele repetiu a dose. Se não chegou a este número de defesas, fez o suficiente para evitar o gol em grandes intervenções. Dessa vez, foi coadjuvado por um herói de linha, autor do gol do triunfo. Indo melhor no primeiro tempo, o México foi premiado pelo gol aos 35 minutos do primeiro tempo. Em jogada de Carlos Vela, o meia Hirving Lozano fintou Jerome Boateng e bateu no cantinho do goleiro Manuel Neuer para fazer o gol. No segundo tempo, os alemães pressionaram o tempo todo buscando o empate. Pararam em Ochoa e na falta de pontaria, e amargaram a derrota na estreia. Desde 1982 que isso não acontecia (perderam para a Argélia). Agora os germânicos vão tentar mais do que nunca afastar uma maldição recente e recorrente. Campeã em 2006, a Itália caiu na primeira fase nas duas Copas seguintes, e ficou fora em 2018. A Espanha, campeã de 2010, caiu cedo também, em 2014. Fora a França em 2002...
Ao México, resta celebrar e celebrar este importantíssimo triunfo.
A partida ainda marcou um recorde. O zagueiro Rafa Márquez entrou no segundo tempo e igualou recorde de cinco participações em Copas do Mundo, juntando-se ao compatriota goleiro Antônio Carbajal, o goleiro italiano Gianluigi Buffon e o meia alemão Lothar Matthaus. Ganhando também a braçadeira de capitão, virou o único a ostentar a faixa em todas essas cinco edições.

FICHA TÉCNICA
Alemanha 0 x 1 México

Local: Estádio Lujniki, Moscou
Horário: 12h
Árbitro: Alireza Faghani (Irã)
Assistentes: Reza Sokhandan e Mohamadrezza Mansouri (Irã)
Público: 78.011 (igualou Rússia 5x0 Arábia Saudita)

GER-MEX 2018-06-17.svg

SUBSTITUIÇÕES

Marco Reus (Khedira) 15´2°                      Álvarez (Carlos Vela) 13´2°
Mario Gomez (Plattenhardt) 34´2°           Raul Jimenez (Lozano) 21´2°
Brandt (Werner) 41´2°                       Rafael Márquez (Guardado) 30´2°

Homem do Jogo: Hirving Lozano (#22)

Nenhum comentário: