sexta-feira, 8 de junho de 2018

Rainha do tênis

Maria Esther Bueno durante bate-bola no Rio Open, em 2014 (Foto: Reprodução)

MORRE MARIA ESTHER BUENO, MAIOR TENISTA BRASILEIRA

Morreu hoje aos 78 anos a ex-tenista Maria Esther Bueno. A paulistana estava internada desde o início da semana no Hospital Nove de Julho, para tratar de um câncer que se espalhou pela garganta. Ela já tratava a doença que atingiu o lábio, no ano passado.

Maior nome da história do tênis brasileiro, comprovado por Hall da Fama mundial, Maria Esther Bueno brilhou em um esporte de elite e pouca representatividade no país, ganhou notoriedade pelo mundo e respeito indelével. Dona de 19 títulos Grand Slam, foi a melhor jogadora do mundo em boa parte dos anos 60, liderando o ranking por vários períodos entre 1960 e 1966. Bueno foi quatro vezes campeã em Wimbledon (o primeiro, com apenas 19 anos), e outras três no US Open. Os demais títulos vieram em duplas.

O fenômeno não foi maior apenas porque Maria Esther atuou em uma época sem ferramentas de comunicação tão eficientes e quando os torneios eram amadores. A profissionalização do tênis foi sedimentada em 1968, com mudanças nas regras de premiação que inauguraram a chamada era aberta. A brasileira, já acometida por lesões nos braços e pernas, competiu pouco depois disso. Fez algumas exibições e conquistou um único título, o Aberto do Japão de 1974. Se aposentou em 1977.

Maria Esther Bueno recebera diversas homenagens mundiais pela principal confederação de tênis. Participou ativamente nas cerimonias de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016 no Rio. Atualmente, era comentarista no SporTV, na cobertura do US Open e do Aberto de Wimbledon nos últimos anos. O torneio inglês será disputado este mês.

Maria não deixa filhos. O velório acontece amanhã no Palácio dos Bandeirantes.

Nenhum comentário: