sábado, 23 de junho de 2018

UM SALVADOR FRIO

Game feed photo

JOGO 29

2X1

ALEMANHA VIRA COM UM A MENOS EM GOLAÇO DE KROOS E SEGUE VIVA

A arena de Sochi está maravilhada, ao ser palco de mais um jogo épico nesta Copa do Mundo. Daqueles de entrar no rol dos grandes jogos da galeria recente dos Mundiais. A Alemanha, com um a menos e tudo, prestes a amargar uma eliminação precoce, foi valente até as últimas consequências, lutou e virou, para o êxtase da torcida. Venceu de virada a Suécia por 2x1, voltou viva para a disputa no Grupo F (segundo lugar) e só depende de si para avançar as oitavas, bastando vencer a Coreia do Sul. Pode de repente pegar o Brasil....
Enfim, resumimos o baita jogo de hoje. A Suécia foi toda defensiva, armando a mesma postura bem sucedida que funcionou em jogos grandes, tendo como prova disso ter tirado Holanda e depois Itália desta Copa. Nos minutos iniciais, deu jeito de armar contragolpes efetivos. E nisso ainda acabou prejudicada pelo árbitro polonês, que não viu pênalti de Jerome Boateng em cima de Marcus Berg. Mas os suecos não se abateram e controlaram as ações. Aos 32 minutos, a calmaria foi premiada pelo primeiro gol do jogo. E determinado num erro crasso de Toni Kroos. O seu passe preciso é a especialidade, mas isso falhou (e muito) para gerar o contra-ataque sueco. Ele terminou em belo gol de cobertura de Ola Toivonen. O "resumo da opera" desse gol foi dramático. Antes disso, houve uma disputa de bola em que Sebastian Rudy levou a pior e quebrou o nariz, saindo imediatamente de campo. Joachim Low demorou seis minutos para se decidir da volta ou não do jogador. Quando enfim resolveu efetuar a entrada de Gundogan, saiu o gol. Que falha do técnico.

Mas a Alemanha não se abateu e passou a partir mais para cima. O gol não saiu. Veio o segundo tempo e, ainda rapidamente, o empate. Aos 3 minutos, num golpe de sorte. Marco Reus pegou de joelho e marcou o gol. Aí o tetracampeão embalou e buscou a virada. E foi mais sofrido do que nunca. Lá estava o goleiro Martin Olsen defendendo tudo que podia. E a Suécia, no pouco que chegava, assustava e não era pouco. Berg e Toivonen deram muito trabalho na defesa nervosa. Tão nervosa que Boateng perdeu a cabeça em entrada dura e foi expulso. Um a menos, drama alemão! Berg acertou uma cabeçada categórica. Manuel Neuer fez milagre. Escorregando, conseguiu defender a bola. A Alemanha executou as últimas cartadas, com a entrada de Julian Brandt. Aos 42, no minuto em que Mario Gomez cabeceou, e Olsen fez defesa espetacular. Aos 45, Brandt mandou a bola na trave. Parecia concretizado o empate sofrido que complicaria a situação alemã.

Não! Toni Kroos, que falhou no lance do gol sueco, queria de todo o jeito dar a volta por cima. A chance veio, com falta desnecessária de Jimmy Durmaz sobre Marco Reus. O camisa 8 chamou a responsa para si, pela falta cruzada. E fez o que poucos teriam coragem e ousadia de se fazer. Chutar cruzado dali mesmo? Não foi problema para ele. Acertou de chapa, encobrindo Olsen e marcando um golaço épico. Virada alemã e muita festa em Sochi. Que jogo, que vitória, que história para se contar! Kroos é o nome da fera!
 
FICHA TÉCNICA
Alemanha 2 x 1 Suécia

Local: Estádio Olímpico Fisht, em Sochi
Horário: 15h
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistentes: Pawel Sokolnicki e Tomasz Listikiewicz (Polônia)
Público: 44.287

GER-SWE 2018-06-23.svg

SUBSTITUIÇÕES

Gundogan (Rudy) 31´1°                                      Durmaz (Claesson) 30´2°
Mario Gómez (Draxler) INTERVALO              Guidetti (Toivonen) 34´2°
Julian Brandt (Hector) 42´2°                            Thelin (Marcus Berg) 45´2°

Homem do Jogo: Marco Reus (#11)

Nenhum comentário: