domingo, 8 de julho de 2018

Começa o resgate!

QUATRO MENINOS SÃO RESGATADOS DA CAVERNA NA TAILÂNDIA

Começou para valer a corrida contra o tempo para o resgate dos meninos presos na caverna em Chiang Rai, norte da Tailândia. Quatro deles foram retirados da caverna Tham Luang hoje cedo.

Eles foram levados para o hospital próximo da província de Chiang Rai. Segundo a BBC, os garotos estão em "perfeitas condições", uma notícia excelente!

O início do resgate do grupo - composto de 12 garotos, de 11 a 16 anos, e do técnico, de 25 anos- foi anunciado na manhã deste domingo (no horário local). O primeiro menino a deixar a caverna saiu às 17h40 (no horário local). Os nomes dos resgatados não foram confirmados oficialmente.
Após chegar à superfície, os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da caverna, onde passam pelos primeiros exames físicos.
Osottanakorn afirmou que 90 mergulhadores - 50 estrangeiros e 40 tailandeses - participam da operação. Mais cedo, o governo havia afirmado que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, conduziriam o grupo pelos trechos inundados da caverna Tham Luang, que está complemente no escuro.
A estimativa inicial é de que toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.

Em meio a todos esses alentos houve uma triste notícia. Um mergulhador profissional acabou falecendo por falta de oxigênio, ontem, quando retornava o trajeto que seria percorrido pelos meninos, por prática do mergulho.

O resgate agora, por ora, está suspenso e deverá ser retomado na manhã de segunda (noite de domingo aqui no Brasil).

Nenhum comentário: