domingo, 1 de julho de 2018

Dia dos goleiros; Se inspira, Alisson!


CRAQUE DO DIA

A VOLTA POR CIMA!

Igor Akinfeev, chegando ao auge de seus 32 anos, vive hoje seu melhor dia na carreira. Arqueiro do CSKA Moscou desde juvenil, em 2003, foi chegando e conquistando seu espaço na seleção russa a partir das primeiras convocações em 2004. E em 2008, ajudou na boa campanha da Rússia ao chegar à semifinal da Eurocopa, em que perderam para a Espanha, campeã daquele ano.

Sim, justamente a Espanha, adversária deste domingo. Dez anos depois, uma saborosa revanche à russa. O time nunca havia ganho dos espanhóis, nem nos tempos de União Soviética.

Akinfeev é o herói da volta por cima. Explica-se: em 2014, tomou o maior frango na Copa do Mundo passada, ao escorrer a bola pelas mãos. Foi no empate em 1x1 com a Coreia do Sul. Frango que foi determinante para a eliminação russa. Ele ainda falhou em outro empate com a classificada Argélia. E aí foi execrado pela mídia local pelo insucesso.

Quatro anos depois, agora em casa, foi a hora certa de virar a pagina para a consagração. Hoje, contra a Fúria, pegou dois pênaltis e classificou o país a uma inédita fase de quartas de final. Na primeira vez em mata-matas nas Copas, a Rússia já dá um passo mais longe. Dois pênaltis magistrais! O último e decisivo, aos atleticanos felizes, lembrou o milagre de Victor em 2013. Ou São Victor, como quiser. Defendeu pênalti daquele mesmo jeitinho, no jogo entre Atlético Mineiro e Tijuana do México, determinando a ida do Galo às semifinais. Mais tarde, com outras consagrações nos penais, Victor levaria o time ao título da Libertadores.

Será Akinfeev um predestinado a repetir tais feitos?


Enquanto isso, outro goleirão está na maior consagração. Kasper Schmeichel!

Um certo dia, o então menino Kasper, orgulhoso pelo pai, o lendário Peter Schmeichel, treinava com o veterano, que tinha levado à Dinamarca a um histórico título da Eurocopa de 1992. Dizia que "um dia queria ser igual a você". O pai respondeu, sorridente: "você poderá ser até melhor do que eu!"

E virou ídolo também dos dinamarqueses. Primeiro, ao ser titular e incrível campeão inglês pelo modesto Leicester City, que surpreendeu o mundo todo em 2016. Ainda está por cima nesse time. E pela Dinamarca inteira também, pelas defesas que faz, tal qual o pai.

Hoje, pegou pênalti do craque da Croácia, Modric. Nos pênaltis, mais dois. Só não superou o croata Subasic, que pegou três. Enfim. Kasper pode não ter vencido hoje. Mas já tem histórias de vencedor para contar.

----

O grande dia dos goleiros neste domingo pode servir de inspiração para os próximos jogos, amanhã em diante. Quem sabe dá certo ao Brasil, por exemplo? Vai Alisson!


Resultado de imagem para filipe luis

E ainda falando e esquentando o clima para o Brasil x México de amanhã, novidades na equipe canarinho. Filipe Luís será titular, substituindo Marcelo, que recupera-se do espasmo nas costas que sofreu durante jogo contra a Sérvia.

No mais, a equipe permanece sem alterações. Thiago Silva volta a herdar a faixa de capitão. Do lado mexicano, o veterano Rafa Márquez entra pela primeira vez como titular.

O duelo em Samara será apitado pelo italiano Gianluca Rocchi. Marca também um encontro particular entre Tite e o colombiano Juan Carlos Osório. Eles se enfrentaram como técnicos de Corinthians e São Paulo, em 2015, num empate de 1x1.

Nenhum comentário: