quarta-feira, 4 de julho de 2018

Drama na Tailândia

Meninos presos em caverna na Tailândia descansam após ganharem cobertores térmicos (Foto: Marinha Tailandesa / via REUTERS)

Resultado de imagem para resgate na tailandia
(Marinha Tailandesa, via REUTERS)

PRESOS NA CAVERNA: HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIA NA TAILÂNDIA GANHA O MUNDO

Uma pausa na Copa do Mundo nesses dois dias de folga, mas as notícias seguem correndo pelo mundo afora. E não deixando de ter a ver com futebol, eis que temos uma notícia dramática. Mas não menos alentadora, diante das circunstancias.

Está ganhando o mundo todo, via TV e internet, a história de 12 meninos guerreiros, junto ao treinador de futebol, que ficaram presos em uma caverna na província de Chiang Rai, norte da Tailândia. No dia 23 de junho, um sábado, os garotos treinavam, no melhor clima de Copa do Mundo e tudo, até que foram surpreendidos por uma chuva forte. A turma se escondeu na caverna, que inundou com o lamaçal provocado por enchentes. E bloqueou a parte de saída por onde haviam entrado.

Os 12 meninos permanecem então isolados no local. Por mais de uma semana sem notícias, no sábado passado enfim chegou o alento aos familiares: todos foram localizados anteontem, e passam bem. O problema é que com a alta temporada de chuvas, que costuma durar de julho até novembro, eles poderão permanecer isolados por até quatro longos meses. Na caverna, estão garotos com idades entre 11 e 16 anos. A maior parte deles, usando camisas de times de futebol. O treinador tem 25 anos.

O grupo está, no momento, em forma de acampamento, tendo recebido por parte de equipes de resgate, que conseguiram acesso para entregar alimentos duradouros, cobertores térmicos e outras iguarias, como refeições de carne e arroz, de alto teor energético. No local, há muita vazão de água das chuvas, o que facilita a hidratação dos aprisionados. As mochilas dos membros ficaram do lado de fora antes de explorar a caverna. Portanto, todos ficaram até 9 dias sem se alimentar, tomando apenas a água que escorria das paredes.

O capitão da Marinha Tailandesa, Anand Surawan, levantou a possibilidade de que, no pior cenário possível, o resgate leve até quatro meses. Outros afirmam que seria duro para os meninos, e perigoso, deixa-los na caverna. Um especialista em cavernas do Reino Unido que vive perto da cidade de Tham Luang, disse que seria melhor que os meninos fossem imediatamente retirados por mergulhadores experientes, do que forçados a esperar durante meses.

Para isso, sugeriu que eles tenham "aulas de mergulho", como parte dos procedimentos de resgate. "Eles vão ter de aprender muito depressa, em algumas horas." Os meninos poderiam usar mascaras de rosto inteiro, para não terem de aprender a respirar pela válvula geralmente usada pelos mergulhadores.
"Estou muito feliz. Ele está magro", afirmou Bew, que é mãe de um dos meninos, ao ver o vídeo exibido pelos socorristas em uma tela sob uma barraca.

-----

Resultado de imagem para resgate dos mineiros no chile

A história na Tailândia lembra outro caso de enorme comoção mundial. Os 33 mineiros resgatados na mina de San José, no Deserto do Atacama, Chile, em 2010. Igualmente um ano de Copa do Mundo.

O acidente da mina, ocorrido em 5 de agosto, bloqueou a passagem a quase 70 metros do solo chileno, deixando os 33 mineiros soterrados. De diferentes personalidades, os trabalhadores se uniram pelo salvamento de um a um. Apenas duas semanas depois do acidente que eles foram localizados com vida, e dali iniciou-se um grandioso plano de resgate, por parte das autoridades chilenas.

As etapas de resgate passaram pela complicada construção de uma cápsula (ou elevador), a perfuração de um subsolo para se obter a abertura de subida e descida do objeto, para que cada sobrevivente pudesse ser içado de volta ao solo. O resgate, acompanhado por bilhões de pessoas pelo mundo, enfim foi efetuado com grande sucesso entre os dias 12 e 13 de outubro. Todos passaram bem.

A história rendeu inclusive um filme de produção norte-americana, chamado "Los 33", que teve a participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro como um dos protagonistas.

Nenhum comentário: