sábado, 28 de julho de 2018

FOTO DA SEMANA: os encantos da lua


A Foto da Semana traz hoje um raro evento de espetáculo climático que encantou o Brasil e o mundo nesta sexta-feira. Que encanto!

Lua de Sangue durante eclipse vista sobre o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro (Foto: Carl de Souza/AFP)
(Carl de Souza/AFP)

Não se falou em outra coisa na noite de sexta-feira, ou fim de tarde se preferir. Eclipses lunares são sempre chamativas aos olhares espantosos do mundo.
A que aconteceu ontem, especialmente, foi uma raridade. A eclipse lunar intitulada "lua de sangue" foi a maior registrada deste século, podendo ser vista em grande parte do mundo, por pelo menos 45 minutos simultâneos. A melhor visibilidade se deu na Europa e na África.

Nessa ocasião, a Lua ficou vermelha em sua fase mais aguda para se tornar mais visível aos olhos do mundo. Aqui no Brasil, diversos pontos turísticos registraram grandes cliques do evento. A foto acima se localiza no Pão de Açúcar, Rio de Janeiro.

Temos até 2099 para ver se haverá tal evento eclíptico semelhante a esse, para poder ser classificado como "mais longo do século". Até lá, o famoso cometa Halley vai passar por aqui - é de cada 76 anos, e o último registro foi em 1986.

Nenhum comentário: