sábado, 18 de agosto de 2018

FOTO DA SEMANA: a fuga contra a fome


A Foto da Semana de hoje retrata mais um de comuns episódios tristes envolvendo o povo venezuelano, no desespero em fugir da gravíssima crise política que abala o país bolivariano.

E os acontecimentos mais recentes se envolvem diretamente com a fronteira nortista do Brasil. Mais precisamente Roraima.
Família venezuelana é expulsa por brasileiros que vivem em Pacaraima, ao Norte de Roraima (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)
(Inaê Brandão/G1 Roraima)

ACAMPAMENTOS DESTRUÍDOS

Diversas imagens publicadas pela agência Reuters mostram uma fila imersa de venezuelanos atravessando a fronteira de volta ao país natal, cujas fotos tiveram pico neste sábado.

A foto acima mostra uma família desolada de imigrantes, deixando a cidade de Pacaraima, em Roraima, rumando de volta à Venezuela. Tudo porque os moradores da cidade são contrários a imigração e estão bloqueando a entrada da cidade, na BR 174. Hoje, houve um bloqueio que chegou a durar mais de cinco horas.

Essa é só uma de muitas famílias e grupos a tomarem rumo de volta, por conta destes conflitos armados, em que atos de vandalismo na fronteira tomam conta. "Chegaram nos atacando, com pedras, garrafas, foi muito violento. As pessoas saíram correndo, foram empurradas. A gente tentava se defender, mas não podia, era muita gente", disse a venezuelana Mariver Guevara, de 42 anos.

A venezuelana Mariver Guevara, de 42 anos, teve o barraco onde vivia incendiado por manifestantes (Foto: Inaê Brandão/G1 RR)

OS MOTIVOS DOS CONFLITOS

O estopim para os ataques deste sábado foi o episódio envolvendo o comerciante Raimundo Nonato de Oliveira, de 55 anos. Ele foi vítima de um assalto quando chegava em casa com uma familiar na noite dessa sexta-feira (17), informou a Polícia Militar.

De acordo com a PM, ele sofreu uma lesão na cabeça possivelmente causada por uma paulada. Familiares relataram a polícia que os suspeitos eram venezuelanos. O comerciante foi removido a Boa Vista em razão da gavidade do ferimento.

Nenhum comentário: