sábado, 4 de agosto de 2018

FOTO DA SEMANA: meninos monges


A Foto da Semana é tirada do dia de hoje e retrata o firmamento de felicidade na imponente história dos meninos da Tailândia que ganharam fama no mundo inteiro.
Resgatados da caverna no mês passado, agora prestam homenagens aos heróis que o salvaram, junto ao técnico dos garotos, um ex-monge.

E agora, fez-se voltar aos dotes budistas.

Técnico Ekkapol Chantawong e meninos do ‘Javalis Selvagens’ fazem foto após retiro espiritual em templo budista Chiang Rai, neste sábado (4)  (Foto: Lillian Suwanrumpha / AFP)
(Lilian Suwanrumpha/AFP)

Onze meninos e o treinador do time de futebol Javalis Selvagens, que ficaram presos na caverna de Chiang Rai, norte tailandês, por cerca de duas semanas, concluíram neste sábado um retiro espiritual. Isso é tradição na religião tailandesa com budismo, sempre feita por homens que passaram por adversidades.

Neste sábado, os onze meninos, que foram ordenados monges budistas, deixaram o retiro com as cabeças raspadas. Eles retiraram as vestimentas laranjas e colocaram camisetas brancas e calças azuis antes de, finalmente, voltar para a companhia das famílias. O treinador do time, Ekapol Chanthawong, de 25 anos, vai permanecer três meses no monastério.

Na Tailândia, onde 90% da população é budista, a ordenação como monge é vista como ato de agradecimento. Qualquer adulto pode passar um breve período como monge, enquanto meninos também podem servir brevemente como noviços. O retiro espiritual, que começou em 25 de julho, também tinha como objetivo ajudar na recuperação emocional dos jovens, de acordo com a Deutsche Welle.

Apenas um dos meninos que ficou preso na caverna já está com a família desde que saiu do hospital e não participou do retiro, porque é cristão.

Eles foram resgatados em três dias em uma operação que mobilizou mais de 1000 pessoas, entre forças de segurança, mergulhadores profissionais e voluntários. O resgate dramático causou comoção internacional.

Nenhum comentário: