sábado, 11 de agosto de 2018

FOTO DA SEMANA: o intenso verão europeu


A Foto da Semana de hoje retrata o fenômeno natural que aflige o Hemisfério Norte todos os anos: a intensidade do verão, com as temperaturas mais elevadas possíveis em diversas partes de lá, como nos Estados Unidos e na Europa.

 Pessoas se divertem em fonte em dia de calor intenso na cidade basca de Vitória, no norte da Espanha  (Foto: Alvaro Barrientos/AP)
(Álvaro Barrientos/AP)

Por conta das ondas de calor que acometem, especialmente, o continente europeu, 2018 já poderá ser considerado um dos anos mais quentes de toda a historia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A maior parte dos lugares registra constantemente temperaturas na casa dos 35°C, ou até mais de 40. Em Portugal, os sempre temidos incêndios florestais reapareceram proporcionalmente, como no ano passado, quando fizeram centenas de vítimas.

A foto acima, por sua vez, mostra pessoas se refrescando pela famosa fonte da Andaluzia, se virando como podem para aliviar o calorão. Lá as temperaturas beiram os 40°C.

E mesmo onde é inverno, há indícios de altos calores, como na Austrália, em que rebanhos de ovelhas estão sendo castigados com a seca. Seca essa que também atinge aqui no Brasil, que teve um dos inícios de inverno mais secos desde sempre. Entre junho e julho, em São Paulo, foram 43 dias sem uma mísera chuva. Em Brasília, a situação foi pior, mais de 60 dias de estiagem. E em Cuiabá, 38°C são constantes, como se fosse no verão.

Estão aí os graves efeitos do aquecimento global.

Nenhum comentário: