quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Inesperado!

TURNER ANUNCIA FIM DO CANAL ESPORTE INTERATIVO

O esporte na televisão foi pego de surpresa nesta quinta-feira de forma inesperada e a se lamentar também.

Um ousado projeto televisivo naufraga de uma hora para outra, pode-se dizer. Mas está feito, por simples e legislativos motivos.

O Esporte Interativo será extinto, ao menos na TV. O fim do canal (aberto e fechado) foi anunciado hoje de manhã. Tanto que desde as onze horas, o seu canal aberto na parabólica e o dois fechados estão reprisando, em looping, conteúdos passados. Isso durará até 40 dias, até que as atividades sejam encerradas em definitivo. Tanto é que as imagens passadas são as mesmas, e sem o logotipo da emissora.
O conteúdo esportivo será cedido em TV para os canais TNT e Space, para se fazerem as transmissões da Liga dos Campeões da Europa, da qual renovou os direitos de TV para até 2021. O conteúdo também será repassado por ao vivo para o Facebook, que exibirá a competição como "TV aberta" - ganhou da Globo na licitação dos direitos -, a partir do próximo mês.
A partir do ano que vem, o grupo começa a transmitir o Brasileirão, em que fechou contratos com pelo menos sete clubes que disputam a Série A. Com o repentino fim das atividades, não se sabe o futuro desse projeto. Por ora, os citados canais também o transmitirão.
Já os demais campeonatos de futebol ficam com futuro indefinido. As Copas do Nordeste e Copa Verde não devem ganhar espaço nestes canais. Em andamento, o Brasileirão de Aspirantes (categoria sub-23 organizada pela CBF) tem sua cobertura interrompida bruscamente.

Após começar como transmissão em parcerias com Band e RedeTV na década passada, o EI virou emissora independente em 20 de janeiro de 2007. Desde então, deteve direitos de transmissão dos Campeonatos Inglês, Italiano, Alemão, entre outros, até meados de 2013, quando começou a migrar para outros torneios. Ganhou respeito com o público nordestino, ao reavivar a Copa do Nordeste, e posteriormente a Copa Verde, para clubes de regiões mais abrangentes do Brasil. O Inglês, a propósito, retorna a TV aberta este ano, agora pela RedeTV.

Em 2015, o canal foi adquirido pelo grupo Turner, que é dono e acionista de outros canais pagos, como TNT, Space, Cartoon Network e CNN e passou a fazer parte da TV fechada, limitando para a rede aberta por tapes. Isso se deu quando a emissora comprou os direitos da Liga, tradicionalmente transmitida pela rival ESPN.

O Esporte Interativo já comunicou internamente a demissão de quase duzentos profissionais. Em contrapartida, nomes importantes como os narradores André Henning, Jorge Iggor, e os comentaristas Vitor Sergio Rodrigues, Alê Oliveira, mais o time de repórteres, seguirão no grupo, que agora focará na mídia inteiramente digital. Programas de debates esportivos, como "De Placa" e Mais 90", foram extintos juntamente com o fim das atividades.

Em nota publicada, o Esporte Interativo contempla: "Não dá para negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias no TNT e no Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com você nessa nova caminhada. Tamo junto!"

Triste fim de uma história que poderia significar uma ascensão meteórica, em meio a uma avalanche de disputas por direitos de transmissões esportivas. De um grupo que bateu de frente com a Globo, atual e única detentora dos principais campeonatos de futebol na TV aberta.

Nenhum comentário: