quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Rainha do soul

Resultado de imagem para aretha franklinResultado de imagem para aretha franklin

ARETHA FRANKLIN MORRE AOS 76 ANOS

Um dos símbolos da black music dos Estados Unidos se foi nesta quinta-feira. A cantora Aretha Franklin morreu aos 76 anos, em Detroit, conforme informou o seu empresário. Ela estava "gravemente doente" e enfrentava, desde 2010, um raro tipo de câncer no pâncreas, em estágio avançado. Deixa quatro filhos, sendo o primogênito nascido quando a cantora tinha apenas 12 anos.

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, no estado americano do Tennessee, em 25 de março de 1942. Ela gravou seus primeiros discos aos 14 anos na igreja de seu pai, Clarence LaVaughn Franklin, um pastor batista.
Começou como estrela gospel adolescente, mas em menos de uma década se tornou um grande nome do R&B americano, o rhythm and blues surgido nos anos 40 com influências como jazz e corais de igreja.
Na música já consolidada, ficou nacionalmente conhecida pelo seu maior sucesso, "Respect", em 1967, que exaltava o poder feminino. Originalmente composta por Ottis Redding, Aretha regravou com o acréscimo de vocais de apoio e, no refrão, a parte em que soletra o título da canção. Outros hits conhecidos foram "A Natural Woman", "Day Dreaming", "Freeway of Love" e "A Rose Is Still a Rose".

Ao longo de sua carreira, Aretha Franklin recebeu 18 prêmios Grammy, incluindo um pelo conjunto a obra artística. Mais recentemente, cantou para ex-presidentes, como George W. Bush em 2005, e na posse de Barack Obama para seu primeiro mandato, em 2009. Aposentou-se dos palcos no ano passado, em Filadélfia, para cuidar da saúde.

Nenhum comentário: