quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Se a moda pega!

No Brasil, estudantes da rede pública usam celular em sala de aula (Foto: Reprodução/TV Globo/Arquivo)
(Arquivo TV Globo)


FRANÇA PROIBE USO DE CELULAR NAS ESCOLAS

O Parlamento Francês aprovou em definitivo, ontem, a proibição do uso de telefones celulares em salas de aulas de escolas públicas do país. A lei é uma promessa de campanha do presidente Emmanuel Macron, chegando a ser intitulada como "medida de intoxicação" contra distração nas salas de aulas.

A medida deverá entrar em vigor em setembro, quando começa o novo ano escolar. Ela proíbe o uso de qualquer objeto conectado, como celulares, tablets e relógios, em écoles e collèges (crianças de 6 a 14 ou 15 anos).

Haverá exceções "para uso pedagógico", que serão apreciadas por cada instituição em seu regulamento interno, ou para crianças e adolescentes com deficiência. As atividades de ensino fora da sala de aula, como esporte, também serão afetadas.

Já os liceus, que perfazem a segunda etapa do ensino secundário francês, terão a possibilidade – mas não a obrigação – de proibir total ou parcialmente os telefones celulares e outros aparelhos conectados.
É o que acontece, mais ou menos, no Brasil, onde há escolas públicas e particulares que liberam o uso tecnológico, desde que feito exclusivamente ao conteúdo temático de aula.

Nenhum comentário: