quarta-feira, 5 de setembro de 2018

A MAIOR DAS VILÃS

Resultado de imagem para beatriz segallResultado de imagem para beatriz segall

BEATRIZ SEGALL, A ETERNA ODETE ROITMAN, MORRE AOS 92 ANOS,

Morreu hoje a tarde, no Hospital Albert Einstein em São Paulo, a atriz Beatriz Segall. Ela tinha 92 anos de idade e estava há algumas semanas internada, devido a problemas respiratórios. Chegou a ter alta médica na semana passada, mas logo em seguida foi internada novamente, vindo a falecer enquanto dormia, conforme relato de um de seus quatro filhos.

Nascida no Rio de Janeiro em 25 de julho de 1926, Beatriz de Toledo Segall começou sua carreira artística aos 24 anos, ao estudar num grupo de teatro em Paris. Lá, conheceu Maurício Segall, filho do famoso pintor judeu lituano Lasar Segall. Casou-se com seu esposo, que viria a falecer em 1982.

A partir da década de 50, solidificou sua longa carreira, por diversas peças de teatro, como "Hamlet", "Emily", "Lilian", e "Nine", seu último trabalho em 2015.

Sua carreira mais longeva, contudo, foi na televisão. Em 1956, estreou na TV Tupi, no elenco de "Pollyana", adaptação do conto literário britânico, que atualmente é conhecido pelo remake do SBT, "As Aventuras de Poliana".

Não parou por aí, fazendo outras produções por Tupi e Excelsior, até que finalmente chegou à TV Globo. Lá, estreou na novela "Dancin Days", em 1978, como Celina. Atuou também em "Pai Herói", "Água Viva" e "Sol de Verão".
E em 1988, atingiu o maior apogeu de sua carreira, ao fazer brilhante trabalho como a eterna e megera vilã Odete Roitman, da novela "Vale Tudo", de Gilberto Braga. Considerada até hoje a maior vilã de todos os tempos da TV brasileira. Pelo ápice e repercussão que a novela tomou, por criticar abertamente a corrupção no Brasil, a reta final da mesma parou o país, com a célebre pergunta: QUEM MATOU ODETE ROITMAN?. Entre o fim de 88 e comecinho de 1989, quando a novela chegou ao fim. Atualmente a trama é reprisada pela segunda vez no Canal Viva, celebrando seus 30 anos de exibição.
A resposta veio no ultimo capitulo. Quem matou a socialite foi Leila (Cássia Kiss).

Passado o estrondoso sucesso de Odete Roitman, Beatriz Segall fez mais novelas na década seguinte, atuando com sucesso em "Barriga de Aluguel", como Miss Penélope Brown. Depois, fez "De Corpo e Alma", "Sonho Meu" e o remake de "Anjo Mau" em 1997.
Após breves participações em "O Clone" (como Penélope Brown mesmo) e "Esperança", Beatriz passou a dedicar integralmente ao teatro, até que recebeu convite da Record e foi uma das protagonistas de "Bicho do Mato", em 2006. A trama foi reprisada recentemente até o mês passado.

Voltou a Globo anos depois, para participar da série "Lara com Z". Sua última novela foi "Lado a Lado", em 2012, como Madame Besançon. E a última atuação mesmo, em 2015, como protagonista de um episódio da série "Os Experientes", no episódio "Assalto".

O corpo da atriz será cremado amanhã, em cemitério de Cotia, na Grande SP.



Nenhum comentário: