domingo, 30 de setembro de 2018

De 8 em 8 anos

Com ordens da Mercedes, Bottas deixa Hamilton passar para vencer na Rússia; Vettel é terceiro

SOB ORDENS DA MERCEDES, HAMILTON VENCE NA RÚSSIA; BOTTAS DESDENHA

Mais uma vitória britânica na Fórmula 1, e o pentacampeonato de Lewis Hamilton se aproxima. Mas não pense que tudo foram flores na Rússia!

O circuito de Sochi protagonizou uma ordem de equipe, daquelas de deixar confuso e decepcionado o fã do automobilismo. Por ordens da Mercedes, Valtteri Bottas cedeu o primeiro lugar à Hamilton na metade da prova, enquanto liderava tranquilamente. A ordem partiu pelo fato de Sebastian Vettel estar se aproximando. Depois disso, a dobradinha da equipe alemã prevaleceu até a bandeirada final. Mas óbvio ululante, Bottas teve dificuldades para digerir o fato. No pódio, o britânico ofereceu o troféu ao finlandês, que recusou.

O caso remeteu a outras "jogadas" de equipes, até comuns em eventos como a Fórmula 1, para ajudar determinado piloto. Porém, dois desses foram emblemáticos e envolveram a Ferrari. Em 2002, na Áustria, Rubens Barrichello deu o primeiro lugar à Michael Schumacher NA LINHA DE CHEGADA. No mesmo ano, já campeão, o alemão "devolveu a gentileza" para Rubinho levar a vitória nos Estados Unidos, da mesma forma.

Em 2010, outro brasileiro se envolveu polemicamente na jogada. Felipe Massa liderava na Alemanha, até que recebeu ordens duras da equipe, cuja mensagem afirmava: "Fernando Alonso está mais rápido. Confirme que entendeu a mensagem". O espanhol partiu para a vitória polêmica. Mas no fim do ano, foi Sebastian Vettel, então na Red Bull, a faturar o primeiro de seus quatro títulos.

Agora na Ferrari, Vettel foi terceiro hoje, e parece mais distante do título. Hamilton soma 296 pontos, contra 246 do alemão, o que configura uma diferença exata de 50.

A corrida de hoje encerra a temporada anual na Europa. No próximo fim de semana, ocorre o GP do Japão, no circuito de Suzuka.

Classificação da corrida — Foto: Reprodução

Nenhum comentário: