terça-feira, 11 de setembro de 2018

Mais um na cadeia!

Beto Richa foi preso nesta terça-feira (11) — Foto: Reprodução/RPC


EX-GOVERNADOR DO PARANÁ, BETO RICHA É PRESO

O ex-governador paranaense Beto Richa, atualmente candidato ao Senado pelo PSDB, foi preso na manhã de hoje em Curitiba, em ação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Beto Richa é alvo de duas operações, uma do Ministério Público do Paraná e a outra, claro, da Polícia Federal, que deflagrou a 53° fase da Operação Lava Jato. Ele foi govenardor do Paraná desde janeiro de 2011, e deixou o cargo em abril deste ano, para concorrer ao Senado. Aparecia como segundo lugar nas pesquisas eleitorais divulgadas na última semana, com 28% das intenções de voto. Nas eleições anteriores, se elegeu governador sempre no primeiro turno.

A defesa de Beto Richa informou, por meio de nota que, até agora não sabe qual a razão das ordens judiciais e que ainda não teve acesso à investigação.
"Ele está muito bem, aguardando sereno. Sempre se dispôs a prestar qualquer esclarecimento à Justiça e também ao Gaeco. Não há razão para esse procedimento, inclusive, especialmente em período pré-eleitoral", afirmou a advogada do ex-governador, Antônia Lélia.

Um habeas corpus foi proferido durante a tarde, mas ele já foi negado.

Batizada de "Piloto", a 53ª etapa da Lava Jato cumpriu 36 mandados judiciais em Salvador (BA), São Paulo (SP), Lupionópolis (PR) Colombo (PR) e Curitiba (PR).

O codinome "Piloto", de acordo com a força-tarefa da Lava Jato, se refere a Beto Richa na planilha da Odebrecht.

A investigação apura um suposto pagamento milionário de vantagem indevida em 2014 pelo setor de propinas da Odebrecht em favor de agentes públicos e privados no Paraná, em contrapartida ao possível direcionamento do processo licitatório para investimento na duplicação, manutenção e operação da PR-323.

Nenhum comentário: