domingo, 2 de setembro de 2018

PATRIMÔNIO PERDIDO

Foto: (Reuters)
(Ricardo Moraes/Reuters)

200 ANOS DE HISTÓRIA QUE VIRA CINZAS
INCÊNDIO DESTROI MUSEU NACIONAL NO RIO DE JANEIRO

Dia de luto nacional e cultural no Brasil.

Um grande incêndio destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. As chamas se espalharam-se por completo no local, que ficou inteiramente destruído.

O fogo teve início por volta das 19h30 deste domingo. Relatos de que haviam quatro vigilantes no local, pouco após o fim das visitações para público. Eles escaparam ilesos.

Até a conclusão deste post, as chamas continuavam, porém parcialmente controladas pelos bombeiros, que enfrentaram problemas com a falta de água, em que foi preciso o uso de caminhões-pipa para o auxílio do combate ao incêndio. Foi ainda necessário retirar água do lago que fica na Quinta da Boa Vista para ajudar a controlar as chamas.

O diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss, considerou o incêndio "uma tragédia". À GloboNews, Paulo lembrou que o museu foi residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil.

"É uma tragédia lamentável. Em seu interior há peças delicadas e inflamáveis. Uma biblioteca fabulosa. O acervo do museu não é para a história do Rio de Janeiro ou do Brasil. É fundamental para a história mundial. Nosso país está carente de uma política que defenda os nossos museus", afirmou Paulo Knauss.

Em nota, o presidente Michel Temer lamentou o incêndio, dizendo ser "incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Dia trágico para a museologia do país." O Ministério da Educação afirmou que não medirá esforços para auxiliar a UFRJ no que for necessário para a recuperação do patrimônio. A Universidade Federal fica próxima ao Museu.

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, disse à GloboNews que um contrato de revitalização do Museu Nacional foi assinado em junho, mas não houve tempo para que o projeto pudesse acontecer, e a "tragédia" fosse evitada. Segundo ele, houve "negligência" em governos anteriores.

PATRIMÔNIO PERDIDO!

O Museu Nacional foi fundado pelo Rei Dom João VI, e nele habitaram personalidades históricas do imperialismo brasileiro, como Dom Pedro I, Dom Pedro II e Carlota Joaquina, familiares de Dom João. Em junho, celebrou o bicentenário (200 anos), com uma programação especial envolvendo oficinas, exposições e atividades lúdicas.

No local, haviam cerca de 20 mil itens históricos preservados patrimonialmente, como o mais antigo fóssil já encontrado em território nacional, chamado de "Luzia". Entre outros itens estão a coleção arqueológica egípcia, adquirida pelo imperador Dom Pedro I, a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina.

Perde-se um mundo de descobertas e preservações.

Nenhum comentário: