sábado, 6 de outubro de 2018

As últimas pesquisas!

BOLSONARO AMPLIA VANTAGEM NAS PESQUISAS DE VÉSPERA

Está chegando a hora de decidir nossos novos representantes, e nosso novo Presidente da República!

Hoje, foram divulgadas as últimas pesquisas, por parte de Ibope e Datafolha. Em ambas, Jair Bolsonaro (PSL) segue tendência crescente. Ambos os institutos apontam 36% para o deputado carioca. O paulista Fernando Haddad (PT) segue em segundo, entre 22 e 23%. Ciro Gomes (PDT) subiu para 13% no Datafolha, mas manteve 11 no Ibope.

Agora em tratando-se de votos válidos, Bolsonaro amplia mais ainda a vantagem, tendo então uma pequena chance de, até mesmo, se eleger já neste domingo no primeiro turno. O Ibope aponta 41% para o candidato, enquanto o Datafolha marca 40%. Haddad tem 25% nas duas pesquisas. Ciro aparece com 15% no máximo.
Mais atrás, Geraldo Alckmin (PSDB) tem 8%. Ainda em tendência de queda, Marina Silva (REDE) marca 3% e agora está empatada com João Amoedo (NOVO). Álvaro Dias (PODE) e Henrique Meirelles (MDB) ganharam a companhia de Cabo Daciolo (PATRI), com 2% cada um. Guilherme Boulos (PSOL) soma 1%. Os demais candidatos, Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram em nenhum instituto.

Em eventuais cenários para o segundo turno, Jair Bolsonaro se mantém a frente de Fernando Haddad, mas perde para Ciro Gomes. O pedetista empataria com Alckmin, tecnicamente, mas ganha dos demais presidenciáveis. Marina Silva perde de todos a sua frente, em grande diferença percentual.

No Ibope foram ouvidos 3010 eleitores e no Datafolha foram 19.552 eleitores. Em ambas as pesquisas a margem de erro foi a mesma: 2 pontos para mais ou para menos.
A pesquisa do Ibope encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo foi registrada no TSE sob o registro BR-01537/2018 e a do Datafolha foi registrada sob o registro BR-01584/2018.

Caio Guatelli/Folha Imagem

LISTA DE LEGENDAS DOS CANDIDATOS

Ciro Gomes (PDT) - 12
Fernando Haddad (PT) - 13
Henrique Meirelles (MDB) - 15
Vera Lúcia (PSTU) - 16
Jair Bolsonaro (PSL) - 17
Marina Silva (REDE) - 18
Álvaro Dias (PODE) - 19
José Maria Eymael (DC) - 27
João Amoedo (NOVO) - 30
Geraldo Alckmin (PSDB) - 45
Guilherme Boulos (PSOL) - 50
Cabo Daciolo (PATRI) - 51
João Goulart Filho (PPL) - 54

A votação, que já acontece pelos outros países e podem ser feitas através de seus respectivos consulados, acontece neste domingo, sempre no horário das 8h até as 17h, para todas as localidades brasileiras. Mesmo as que tem um fuso horário diferente do de Brasília, sendo em Rio Branco (Acre), por exemplo, horário marcado das 10h às 19h.

A ordem de votação deste ano tem uma mudança inversa. O voto para deputado federal (4 dígitos) passa a ser o primeiro nas urnas eletrônicas, seguido pelo voto para deputado estadual ou distrital (5 dígitos). Depois, vem o voto para senador (3 dígitos). Na maioria dos Estados, serão dois senadores eleitos. E por fim, governador e presidente, com dois dígitos cada.

O Jornal da Internet trará a cobertura completa, após o período de votação, dos resultados gerais de todas as eleições. Vamos conhecer nossos próximos governantes, senadores e deputados. E ver se haverá segundo turno de fato para presidente, e em alguns Estados para os governadores.

Vote consciente.

Nenhum comentário: