domingo, 28 de outubro de 2018

BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS

Foto: (Marcos Serra Lima/G1)
O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, posa para foto ao lado do general Mourão durante sua posse na presidência do Clube Militar, no centro do Rio de Janeiro, em junho de 2018 — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

O presidente eleito Jair Bolsonaro — Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Estadão Conteúdo

"O MITO CHEGOU!"

JAIR BOLSONARO É ELEITO PRESIDENTE

Jair Messias Bolsonaro, do PSL, está eleito! Ele será o 38° presidente da República, em vitória confirmada neste domingo, 28 de outubro de 2018. Com 94% das urnas apuradas, o capitão militar reformado está eleito com 55,46% dos votos, vencendo até com tranquilidade o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT, que está com 44,54%. A eleição interrompe a sequencia de vitórias dos petistas, que vinham de quatro eleições consecutivas desde 2002, sendo duas vezes por Lula, e outras duas por Dilma Rousseff.

A vitória foi confirmada oficialmente às 19h18. No discurso da vitória, Bolsonaro afirmou que o novo governo será um "defensor da Constituição, da democracia e da liberdade". O candidato vai governar o Brasil a partir de 1° de janeiro de 2019, quando assumirá a faixa presidencial concedida por Michel Temer (MDB), que está no poder desde 2016, assumido após o impeachment de Dilma. Hamilton Mourão (PRTB), ou General Mourão, será seu vice-presidente.

Aos 63 anos, capitão reformado do Exercito, Jair Bolsonaro nasceu na pequena cidade de Glicério, região de Araçatuba no interior de São Paulo, que atualmente conta com pouco mais de 5 mil habitantes. Morou em Eldorado, no sul paulista, durante a adolescência, e exerceu a carreira militarista entre os anos 60 e 80, até ingressar para a política.

Foi eleito vereador entre 1989 e 1991. E elegeu-se deputado federal em 1990, de onde não saiu mais. De lá para cá, sempre representando o Rio de Janeiro, iniciou a carreira no extinto PDC. Depois, filiou ao PP (atual Progressistas), onde esteve por três passagens. A mais duradoura foi de 2005 a 2016. Antes, passou por PPR, PTB e PFL. Depois, foi do PSC (Partido Social Cristão). E agora em 2018, precisamente em 5 de janeiro, se filiou ao PSL (Partido Social Liberal). Antes nanico, agora o partido ganhou representatividade máxima no poder eleitorado, elegendo 3 governadores, 4 senadores e 52 parlamentares federais. Na Câmara, o PSL só perdeu, justamente, para o Partido dos Trabalhadores (PT), com 56 representantes. Nesta eleição, a "onda Bolsonaro" foi favorável ao agora partido do "centrão", e seus aliados, como o PSD (Partido Social Democrata).

Em matéria de religião, Jair Bolsonaro é católico apostólico romano. O seu nome do meio, Messias, é uma homenagem religiosa a Jesus Cristo, por parte da mãe, Olinda, de 91 anos. O nome Jair foi por obséquio do pai, Geraldo Bolsonaro, falecido em 1995. No dia do nascimento do agora presidente, 21 de março era o aniversário do ex-jogador Jair Rosa Pinto, na época no Palmeiras. Por tal influência, o filho é torcedor palmeirense.

Na carreira parlamentar, Jair pode ter tido apenas 2 projetos legislativos aprovados, porém presidiu por muitos anos a Comissão das Relações Exteriores, e dos Direitos Humanos. Fora isso, colecionou polêmicas, como declarações favoráveis a ditadura militar e contrariedades ao movimento LGBT. A partir de 2014, com a vitória apertada e reeleição de Dilma, derrotando Aécio Neves (PSDB), o deputado começou a costurar sua futura candidatura a presidência, que aos poucos foi apoiada por sua família. A começar pela sua mulher, a futura primeira-dama Michelle Bolsonaro, de 36 anos e natural de Brasília.

O clã Bolsonaro, politicamente falando, tem cinco filhos. De três dos homens, dois exercem carreira política e estarão no Congresso ano que vem. Flávio Bolsonaro, senador eleito pelo RJ, e Eduardo Bolsonaro, deputado federal por SP, o mais votado da história. Carlos Bolsonaro entrou há pouco na política, sendo eleito vereador no Rio. O outro filho caçula é Jair Renan Bolsonaro, de 20 anos, e estuda Direito. A única menina, é Laura, de 8 anos, fruto do atual relacionamento com Michelle. Antes, Jair foi casado com a vereadora Rogéria Nunes, entre 1993 e 2001.

Uma trajetória de vitórias, feitos no passado e no presente e, claro, polêmicas para bom entendedor político. E agora um novo ciclo de vida começa, como presidente, em 2019. Parabéns, Jair Messias Bolsonaro!

Daqui a pouco, novas informações sobre as Eleições 2018

Nenhum comentário: