domingo, 28 de outubro de 2018

Os atos finais

Haddad promete fazer oposição e pede 'coragem' (Reprodução/TV Globo)

CANDIDATO DERROTADO, HADDAD PREZA POR "CORAGEM" À OPOSIÇÃO

Após confirmada a derrotada nas urnas, o candidato Fernando Haddad (PT) fez discurso aberto para a equipe partidária que o acompanhou junto a apuração dos votos, em um hotel de São Paulo.

Com a participação da vice da chapa, Manuela D´Avila (PC do B), além do ex-presidenciável Guilherme Boulos (PSOL), Haddad prezou pela agora ação oposicional por parte do PT, citando a tarefa de fazer a oposição e defender os pensamentos e liberdades dos mais de 45 milhões de brasileiros que não votaram no presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Durante o discurso, Haddad afirmou que coloca a "vida à disposição desse país" e se dirigiu aos seus eleitores, pedindo a todos que "não tenham medo". Ele parafraseou o Hino Nacional e afirmou: "Verás que um professor não foge à luta, nem teme quem adora a liberdade à própria morte".

"Olhando nas ruas desse país em todas as regiões, eu senti uma angústia e um medo na expressão de muitas pessoas que às vezes chegavam a soluçar de tanto chorar. Não tenham medo. Nós estaremos aqui, nós estamos juntos, nós estaremos de mãos dadas com vocês, nós abraçaremos a causa de vocês. Contem conosco. Coragem. A vida é feita de coragem. Viva o Brasil", disse Haddad.

Foto: (Reprodução/TV Globo)Discurso de Bolsonaro - página 6 — Foto: Reprodução

BOLSONARO FAZ DISCURSO FOLHEADO APÓS VITÓRIA

Por fim, o lado vitorioso deste 28 de outubro de 2018. Jair Bolsonaro comemorou com amigos, assessores e parlamentares o anúncio da vitória eleitoral. Tudo isso foi em meio à mais uma transmissão (ou "live") via Facebook, atributo muito usado pelo candidato para a campanha eleitoral, enquanto o mesmo encontra-se em recuperação do atentado sofrido em Juiz de Fora em 6 de setembro, quando foi esfaqueado durante ato político.

Após as transmissões, fez um discurso aberto em frente a sua casa, na Barra da Tijuca, bairro carioca onde se concentrou a maior manifestação comemorativa do resultado, regidos aos gritos de "mito". Nele, leu em carta manual todo um discurso que preza pelas propostas e deveres a se cumprir, a partir do momento em que assumir a presidência nacional.

O discurso foi regido em 6 folhas de papel, terminado em letras garrafais com o lema que acompanhou a coligação do PSL: Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

RESULTADO OFICIAL

Agora com 100% das urnas fechadas, temos o resultado final do segundo turno das Eleições. Veja como foi a vitória do deputado no geral:

JAIR BOLSONARO (PSL)
55,13%

57.797.416 votos válidos

FERNANDO HADDAD (PT)
44,87%

47.040.380 votos válidos

TOTAL: 115.932.464

90,43% votos válidos

BRANCOS
2,14% (2.486.589)

NULOS
7,43% (8.608.079)

ABSTENÇÕES
31.371.204 (21,30%)

Somados as abstenções, os votos brancos e nulos, este número superou a casa dos 30%, o maior índice sem voto definido desde as eleições de 1989, a primeira geral após a redemocratização.

Jair Bolsonaro venceu Fernando Haddad pelo placar de 16 Estados a 11, monopolizando as vitórias no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O pesselista ainda ganhou em mais lugares no Norte, perdendo somente no Pará e no Tocantins, o único Estado em que o petista virou o placar. Haddad manteve a superioridade absoluta no Nordeste, vencendo em todas as 9 unidades, incluindo agora o Ceará, onde Ciro Gomes (PDT) havia vencido no primeiro turno.

Em comparação às eleições de 2014, Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) por 15 Estados a 12, com 51,86% dos votos válidos, contra 48,14% do tucano, na eleição mais acirrada da história. Historicamente falando, apenas Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu vencer as eleições presidenciais diretamente no primeiro turno. E por duas vezes, eleito em 1994 e reeleito em 1998.

Nenhum comentário: