domingo, 28 de outubro de 2018

Os eleitos para os Estados

Romeu Zema, do partido Novo, é eleito governador de Minas (Cristiane Mattos/O Tempo/Estadão Conteúdo)
Doria é eleito em SP: 'Gestão será liberal' (MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)Witzel é eleito no RJ: 'Esperança renasce' (Reprodução/TV Globo)

GOVERNOS DEFINIDOS NO FIM;

DÓRIA E LEITE VENCEM ELEIÇÕES ACIRRADAS POR SP E RS;

WITZEL BATE PAES NO RIO;

FÁTIMA BEZERRA É ÚNICA MULHER ELEITA E DEIXA PT NA LIDERANÇA ESTADUAL

ROMEU ZEMA TEM A VITÓRIA MAIS ESMAGADORA

As eleições para governadores tiveram definições neste segundo turno para 14 Estados.

De longe a mais repercutida das disputas, o Palácio dos Bandeirantes em São Paulo continuará com o PSDB no comando, o que acontece há 24 anos. Após pesquisas chegarem a apontar um empate numérico e até uma virada, no fim das contas João Dória (PSDB) reverteu o cenário sobre o atual governador em exercício, Marcio França (PSB), e venceu por 51,75% a 48,25%, na votação mais acirrada do segundo turno e da história paulista.
É o segundo pleito que o empresário concorre e vence. Antes, havia faturado no primeiro turno a prefeitura paulistana, do qual se licenciou para, agora, faturou o governo. Dória é ex-apresentador de TV, em que já comandou programas que envolvem empreendedorismo, como "Show Business" e "O Aprendiz".

Ainda na Região Sudeste, tivemos vitórias das surpresas e com altas vantagens. Após ensaiar uma recuperação nas últimas pesquisas, Eduardo Paes (DEM) não foi páreo para Wilson Witzel (PSC). O ex-juiz federal foi eleito governador do Rio de Janeiro, com quase 60% dos votos. Uma eleição surpreendente, na qual ele começou as pesquisas como último colocado daqueles que pontuaram. O mais expressivo resultado, no entanto, vem mesmo de Minas Gerais. Puxado pelos votos apoiados ao presidente eleito Jair Bolsonaro, o partido NOVO estreou nesta eleição e elegeu seu primeiro governador: Romeu Zema venceu Antônio Anastasia (PSDB) com impressionantes 71,8% dos votos, contra 28,2%. Zema desbancou o tucano, que voltará para o Senado, e tirou ainda no primeiro turno o então governador Fernando Pimentel (PT).

No Rio Grande do Sul saiu o mais jovem governador eleito. Com apenas 33 anos, Eduardo Leite (PSDB) derrotou José Ivo Sartori (MDB) por 54% dos votos.

Em três estados, venceram governadores que não compareceram aos últimos debates eleitorais promovidos pela Globo na quinta-feira. No Distrito Federal, após vertiginoso crescimento ainda no primeiro turno, Ibaneis Rocha (MDB) superou o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB) com 69,8% dos votos. Santa Catarina e Roraima elegeram dois militares do PSL, partido de Bolsonaro. Comandante Moisés levou a melhor em SC contra Gelson Merísio (PSD), com 71% dos votos. Antônio Denarium venceu em Roraima por 53,34% o atual governador Anchieta Junior (PSDB).

Outras disputas:
No Amazonas um apresentador de TV levou a melhor sobre o atual mandatário, eleito este ano em eleição suplementar. Wilson Lima (PSC) venceu Amazonino Mendes (PDT) com 58,5% dos votos. Ele apresentou o jornalístico "Alô Amazonas" de 2010 até este ano, pela TV Crítica, afiliada da Record.
Waldez Lima (PDT) vai para o quarto mandato não consecutivo, vencendo Capiberibe (PSB) por 52,35% dos votos. Coronel Marcos Rocha (PSL) levou a melhor em Rondônia, vencendo Expedito Junior (PSDB) com 66%. No Pará, Helder Barbalho (MDB) venceu Marcio Miranda (DEM) com 55,47%.
Voltando ao Centro-Oeste, teve governador reeleito. Reinaldo Azambuja (PSDB) levou a melhor sobre Odilon Amaral (PDT) por 52,35%.

Os dois únicos Estados no Nordeste a ter segundo turno tiveram a reeleição de Belivaldo Filho (PSD) com 64,72% dos votos. E no Rio Grande do Norte, a única mulher eleita governadora pelo Brasil. Fátima Bezerra (PT) venceu Carlos Eduardo (PDT) com 57% dos votos. Essa vitória elevou ao partido como o quem mais elegeu governantes estaduais, com 4 lideranças, todas elas no Nordeste. Além do RN, já havia ganho por Bahia, Ceará e Piauí no primeiro turno.

Veja o panorama completo dos governadores eleitos, pelos dois turnos:

Governadores eleitos em 2018: 13 estados e o DF tiveram 2º turno neste domingo — Foto: G1 / Alexandre Mauro e Karina Almeida

ARTE: G1

Nenhum comentário: