sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Exercício em cadeia

Pezão no quartel da PM onde está preso — Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo
(Fábio Motta/Estadão)

LUIZ FERNANDO PEZÃO É MAIS UM PRESO NA LAVA JATO

Lascou-se.

O Rio de Janeiro passa por turbulências em seus governos, e já não é de hoje.

Na quinta-feira, entrou-se na história do Estado ao presenciar o seu primeiro governador preso, em pleno exercício de seu mandato, mesmo há um mês de terminar. A Polícia Federal prendeu, por volta das 7h de ontem, Luiz Fernando Pezão (MDB). A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão em pleno Palácio das Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado.

Após tomar um banho em casa, ser servido com café com leite, pão e manteiga, Pezão foi levado até a uma unidade prisional da Polícia Militar em Niterói, onde encontra-se preso em uma sala especial. A prisão faz parte de mais um trabalho da PF, na chamada Boca de Lobo, nome de uma nova fase da Operação Lava Jato.

Além de Pezão, os secretários Iran Peixoto Junior, Affonso Monerrat Alves da Cruz (obras e governo, respectivamente) e o sobrinho do governador, Marcelo Santos Amorim, também foram presos na mesma manhã. Francisco Dornelles, vice-governador do Estado, de 83 anos, assume interinamente o governo, até a posse do novo governador eleito, Wilson Witzel (PSC), em 1 de janeiro.

Na avaliação da força-tarefa da Lava Jato, solto, o governador poderia atrapalhar a recuperação de valores e dissipar o patrimônio adquirido em decorrência de práticas criminosas e ilícitas.

HISTÓRIA

Luiz Fernando Pezão coroa seu conturbado governo carioca, iniciado em 2015 e marcado, entre uma série de denúncias, também por problemas de saúde que o fizeram se licenciar do cargo durante um mês.
Ele se tornou o quarto governador preso dos últimos cinco que exerceram o mandato. Pezão era vice de Sérgio Cabral, que governou RJ entre 2007 e 2014. Está preso desde 2016. Antes dele, foram presos Anthony Garotinho e sua esposa, Rosinha Matheus, que governaram entre 1999 e 2006. A exceção é Benedita da Silva, que governou entre abril e dezembro de 2002, quando Garotinho renunciou ao cargo para concorrer como presidente da República naquele ano. Tal eleição foi vencida por Luiz Inácio Lula da Silva. Que também está preso.

Nenhum comentário: