terça-feira, 13 de novembro de 2018

Lenda dos quadrinhos

STAN LEE, CRIADOR DOS HERÓIS DA MARVEL, MORRE AOS 95 ANOS

Homem Aranha ou Spider Man
Thor
Hulk
Vingadores

Esses são só alguns de uma vastidão de super heróis aclamados, entre as velhas e novas gerações da cultura artística e pop, onde tudo isso saiu do imaginário de Stanley Martin Lieber. Ou simplesmente Stan Lee.

O roteirista e editor da Marvel Comics partiu para uma outra dimensão. Ele morreu ontem aos 95 anos, em Los Angeles. A filha de Lee confirmou o falecimento, afirmando que ele havia passado mal em casa e foi levado ao hospital, onde já chegara morto. Ele tinha pneumonia.


Nascido em Nova York no dia 28 de dezembro de 1922, Stan Lee começou os trabalhos no fim de 1939, onde logo se tornou um dos nomes mais importantes das histórias em quadrinhos (as populares HQs), onde adotou o pseudônimo que o tornou conhecido.

No início dos anos 60, começou a transformar a Marvel na maior editora de quadrinhos do mundo. Sua primeira grande criação foram os heróis do Quarteto Fantástico. Em 1962, surgiu o Homem-Aranha. O jovem adolescente que dividia suas contas a pagar com aventuras no colégio, codinome Peter Parker, se tornaria um dos heróis mais populares mundialmente. Ganhou inúmeras adaptações, seja em desenhos na TV e, mais recentemente, em seis filmes, todos com grandes bilheterias.

Em 1963, criou mais um conjunto de heróis, os X-Men, equipe de mutantes marginalizados e hostilizados pelos humanos, que tem como líder Wolverine. Pouco a pouco estes heróis foram se expandindo dos quadrinhos para a TV. Depois vieram Hulk, Homem de Ferro, Thor, e tantos populares heróis, que ao longo dos anos (especialmente 2000) ganharam as telonas. Mais recentemente, os cinemas ganharam as inéditas adaptações para o debochado Deadpool. E agora em 2018, Pantera Negra, o primeiro super-herói negro, em um dos filmes mais aclamados da crítica no ano. Dos últimos tempos, a bilheteria mais vertiginosa vem de "Os Vingadores", que já teve três sequencias.

Stan Lee, criativo que foi, sempre foi marca registrada nas criações, e nos cinemas, onde sempre dava um jeito de participar dos longas. Fazia breves, porém não menos importantes, aparições nos filmes do Homem-Aranha. Seja como um convidado de uma companhia, ou como um simples vendedor de cachorro-quente. Ano que vem, com "Vingadores 4", seria a primeira franquia sem uma aparição do "pai dos heróis".

Artistas como Tobey Maguire, Jack Kirby e Emma Stone, lamentaram o falecimento e prestaram suas últimas homenagens. Seja nas redes sociais, ou então diante da Calçada da Fama de Hollywood, que tem gravado o nome de Stan Lee nas passarelas.

A eterna rival da Marvel, DC Comics, também prestou suas condolências, deixando a "rivalidade" de lado. Empresa que criou Super-Man, Batman, Robin, Flash e cia., também adaptou diversos filmes de seus super heróis. Sem nunca deixar de fazer referencias aos pupilos da Marvel.

Nenhum comentário: