sábado, 10 de novembro de 2018

Nada de empolgação

Resultado de imagem para segundo sol–

VILÃS OFUSCAM PROTAGONISTAS E IRRITAM NOVELEIROS EM FINAL DE "SEGUNDO SOL"

A Globo exibiu ontem o último capítulo de "Segundo Sol" e, apesar de alguns acertos, a novela de João Emanuel Carneiro sai do ar sem deixar muita saudade.

Para efeitos de audiência, a trama até atingiu as metas, com média geral de 33 pontos, porém ficou longe dos 38 alcançados pela antecessora, "O Outro Lado do Paraíso", que superou as críticas para terminar como um sucesso de repercussão. E no último capítulo, "Segundo Sol" marcou apenas 40 pontos de média, segundo prévia do Ibope da Grande SP. A anterior marcou recorde de 48. No ano passado, "A Força do Querer", bastante aclamada publicamente, marcou 50.

A novela que terminou se passou na Bahia, e prometia contar a história de uma segunda chance do protagonista, o cantor de axé Beto Falcão (Emílio Dantas), dado como morto em um acidente aéreo há quase vinte anos, juntamente ao processo de reconstruir um amor com Luzia Batista (Giovanna Antonelli). A "marisqueira" virou fugitiva da justiça e conseguiu uma carreira musical como DJ na Europa, voltando ao Brasil em 2018.

Só que a história principal acabou sendo ofuscada e enfraquecida com o tempo, enquanto outros personagens conseguiram maiores destaques. Como a dupla de vilãs Laureta e Karoline - Karola, se preferir -, vividas pelas destaques da trama, Adriana Esteves e Deborah Secco. Remy, irmão de Beto, também foi bem defendido por Vladimir Brichta, mesmo quando "morreu e ressuscitou" na reta final.

Os desfechos foram bem distintos, o que desagradaram muitos noveleiros. Karola, que se arrependera de todas as maldades feitas com Beto e Luzia, foi morta por Laureta, a quem foi-se revelada sua mãe (bizarro!). Morreu protegendo a um dos três filhos de Luzia, o ingênuo Valentim (Danilo Mesquita, a revelação). Os outros filhos, Manuela (Luísa Arraes) e Ícaro (Chay Suede) tiveram participações inexpressivas. Este último teve filho com a cafetina Rosa (Letícia Colin em grande fase), uma das destaques positivas da novela, por sua personalidade dúbia. Isso não a impediu de terminar feliz com Valentim...

João Emanuel Carneiro sofreu críticas pela falta de atores negros no elenco, e isso apunhalou um destaque maior para a história de Roberval (Fabrício Boliveira). O ex-operário, que depois virou rico, demorou uma eternidade para descobrir ser filho do milionário amargo Severo (Odilon Wagner), e terminar feliz com seu grande amor, Cacau (Fabiula Nascimento), em pleno aeroporto.

E voltando ao time de vilões, Laureta abusou das maldades, mandos e desmandos do bordel que possuía. E no fim saiu impune. Mesmo na cadeia, não perdera a pose. E ao sair da mesma (num piscar de olhos), se lançou candidata à deputada federal, com número bem sugestivo: 6969, e um deboche na cara do brasileiro.

O final decepcionante de "Segundo Sol" ainda surpreendeu na cena final, precedida de um bloco de axé que demorou a eternidade para acontecer, na volta de Beto Falcão ao estrelato (quase que um coadjuvante), feliz ao lado de Luzia. O casal sem graça Gorete e Clovis - Clovinho - vividos pelos comediantes Thalita Carauta e Luís Lobianco, tentaram forjar seus desaparecimentos ao estilo Beto Falcão, para ganharem mídia. Mas o plano dá errado e eles se perdem, de verdade, em alto mar e no meio do nada, sem chances de sobrevivência. A palavra "FIM" ainda teve participação do filho do casal, Badu, dando tchauzinho e em meio a um assustador fundo de coral cantando "Axé Pelo". Mais tosco que isso, impossível.

----


Na próxima segunda, entra em cena "O Sétimo Guardião", nova novela das 9 que marca, acima de tudo, o retorno ao realismo fantástico, marca consagrada por seu autor, Aguinaldo Silva.

A história se passa na pacata cidade de Serro Azul, onde mal funcionam as tecnologias de atualmente. Cidade essa que já foi citada diversas vezes nas tramas de Aguinaldo, como "Pedra Sobre Pedra", "Fera Ferida" e "A Indomada". Essa última está em cartaz atualmente no Viva, e dois de seus personagens marcarão presença na nova trama: Vividos por Paulo Betti e Luiza Tomé (de volta a Globo após 14 anos), o fogoso casal Ypiranga Pitiguari e Scarlet vêm da cidade vizinha de Greenville, onde se passava àquela trama, exibida em 1997, em uma participação especial para movimentar o início da nova novela.

Enquanto isso, o mote principal é a busca do sétimo guardião, em busca de proteção a principal atração turística da cidade, uma gigantesca fonte cristalina. Dos sete guardiães iniciais, o guardião-mor, Egídio (Antônio Calloni) morrerá nos primeiros capítulos. Caberá a um gato preto, chamado León, a busca do novo guardião. Este, futuramente, se tornará humano novamente, como forma de término de uma punição. O intérprete é Eduardo Moscovis.

O sétimo guardião em questão, trata-se de Gabriel, protagonista de Bruno Gagliasso. Ele virá de São Paulo, após recusar um casamento com Paula (Yanna Lavigne), para desespero de sua mãe, a empresária falida Valentina (Lília Cabral), que terá rompida uma sociedade com o vilão Olavo (Tony Ramos). No meio da viagem, sofre um acidente, e é ressuscitado com a ajuda dos poderes sobrenaturais de Luz da Lua. A protagonista é vivida por Marina Ruy Barbosa, que emenda uma personagem principal com outra, apenas três meses e meio após o final de "Deus Salve o Rei".

"O Sétimo Guardião" ainda traz no elenco nomes como Flávia Alessandra, Carolina Dieckmann, Marcos Caruso, Marcelo Serrado, José Loreto, Letícia Spiller, e outros nomes de um grande elenco. Aguinaldo Silva repetirá parceria com o diretor Rogério Gomes. A dupla conquistou o Emmy de melhor novela do mundo em 2014, com "Império".

Nenhum comentário: