sábado, 1 de dezembro de 2018

Bush pai

Resultado de imagem para george bush

MORRE GEORGE BUSH, EX-PRESIDENTE DOS EUA, AOS 94 ANOS

O ex-presidente dos Estados Unidos, George H. Walker Bush, faleceu aos 94 anos nesta sexta. Ele governou o país entre 1989 e 1993, num período historicamente marcado pela Guerra do Golfo, que envolveu seu país com Kuwait e Iraque, sendo o 41° Presidente a ocupar a Casa Branca.

Popularmente chamado como "Bush pai", ganhou a alcunha com a eleição de seu filho, George W. Bush, em 2001. Antes disso, George Bush perdeu a reeleição para o democrata Bill Clinton, que governou entre 1993 e 2001, como primeiro reeleito. Bush filho assumiu a volta do poder republicano, tendo no primeiro ano encarado as consequências dos Ataques às Torres Gêmeas, no fatídico 11 de setembro. E encarou as guerras contra o terrorismo, por Afeganistão e também Iraque, tendo como ponto marcante a execução do ex-ditador Saddam Hussein em 2006. O mandato foi de 2001 a 2009, dando lugar ao democrata Barack Obama, mais um a governar por oito anos.

O anúncio da morte foi feito por George W. Bush em um comunicado. "Jeb, Neil, Marvin, Doro e eu anunciamos com tristeza que, depois de 94 anos extraordinários, nosso querido pai morreu”, afirmou. "George H. W. Bush era um homem do mais alto nível e o melhor pai que um filho ou filha poderia pedir." Não há ainda informações sobre o funeral do ex-presidente, que sofria de Parkinson. A sua primeira dama, Barbara Bush, também morreu este ano, no mês de abril.

Bush pai foi quem decidiu mandar tropas americanas ao Iraque para a Guerra do Golfo, depois que as forças de Saddam Hussein invadiram o Kuwait.

Nenhum comentário: