DUBLADOR WALDYR SANT´ANNA MORRE AOS 81 ANOS
A animação e dublagem brasileira perdeu um de seus grandes nomes :(
Morreu esta manhã o ator e dublador Waldyr Sant´anna, com 81 anos de idade. Ele estava internado desde o início do mês, quando passou mal durante uma sessão de dublagem na qual ainda exercia plena atividade.
Waldyr foi o mais famoso dublador de Homer Simpson, personagem principal da icônica série "Os Simpsons", no ar há quase 30 anos como programa mais duradouro da televisão. O preferido de muitos internautas. Dublou da primeira até a oitava temporada, onde saiu em 1997 por problemas judiciais com a distribuidora. Júlio Cezar Barreiros (falecido em 2014) assumiu por um tempo a voz de Homer, até 2003. Com a entrada dos estúdios Herbert Richers, Sant´anna aceitou e retornou ao posto em 2004, mas durou menos tempo ainda. Em 2007, por divergência com a Fox à época do lançamento do filme dos Simpsons, deixou de vez de trabalhar como Homer. Carlos Alberto assumiu o posto que ocupa até hoje.
Além de Homer Simpson, Waldyr fez dublagens famosas de outros desenhos, como o Vô Max da primeira temporada de "Ben 10", Hacker de "Cyberchase" e Marvin Marciano dos Looney Tunes. Nos filmes, emprestou voz a atuações de Morgan Freeman, Will Smith e, especialmente, Eddie Murphy, em sucessos como "Um Príncipe em Nova York".
Também participou de novelas na TV Globo nos anos 80, sendo o maior destaque em "Roque Santeiro", onde interpretou o capanga de Sinhozinho Malta (Lima Duarte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário