segunda-feira, 29 de maio de 2017

Acordo em paz

Imagem de arquivo mostra guerrilheiros das Farc se dirigindo para zonas transitórias, onde ocorrem desarmamentos (Foto: HO/Prensa Bloque Sur FARC/AFP)
(FOTO: Prensa Bloque Sul FARC; Associated Press)

Depois do histórico acordo de paz selado no fim do ano passado, amplia-se o prazo de união.

O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decidiram nesta segunda-feira prorrogar por 20 dias o prazo para a entrega das armas dessa guerrilha, que concluía nesta semana, e estender por dois meses a vigência das áreas onde estão reunidos seus membros, segundo anunciou o presidente Juan Manuel Santos.

"Serão 20 dias adicionais para o desarmamento e 60 para as reincorporações. Não é nada para terminar bem 53 anos de enfrentamento e violência fratricida", afirmou o chefe de Estado em um discurso ao país.

O período de 180 dias para a implementação da paz começou a contar no último dia 1º de dezembro, um dia após a ratificação pelo Congresso colombiano do acordo assinado em 24 de novembro em Bogotá, mas problemas de diversos tipos acabaram atrasando esse processo e levaram as Farc a pedir uma ampliação do prazo de pelo menos dois meses.

Com informações do G1

Nenhum comentário: