domingo, 16 de dezembro de 2018

ESCÂNDALO SEXUAL E DERROCADA


O médium João de Deus — Foto: Reprodução/site Casa de Dom InácioJoão de Deus, no momento em que deixa a delegacia após prestar depoimento, em Goiânia — Foto: Vitor Santana/G1
(Vitor Santana/G1)

MÉDIUM JOÃO DE DEUS SE ENTREGA À POLÍCIA E É PRESO

ENTENDA O CASO QUE REPERCUTE EM TODO O BRASIL

Um dos mais famosos médiuns brasileiros do espiritismo viu iniciar-se uma séria derrocada na carreira de décadas. João Teixeira de Faria, ou conhecidamente João de Deus, foi preso na tarde deste domingo em Goiás. Precisamente numa estrada de terra que dá acesso à Abadiânia, pequena cidade de 19 mil habitantes que ganhou fama justamente pelos trabalhos exercidos por ele através da Casa Dom Inácio de Loyola, há mais de quatro décadas. O nome é esse em homenagem ao santo espanhol, canonizado no século 17, que João diz incorporar para a execução dos tratamentos. A prisão havia sido decretada anteontem, e o médium era considerado foragido.

João de Deus é suspeito de abusos sexuais durante tratamentos espirituais que o deram fama nacional e até internacional. O escândalo sexual ganhou enorme repercussão através de entrevistas exibidas exclusivamente no programa "Conversa com Bial", da TV Globo, na madrugada do dia 8. Na ocasião, o apresentador Pedro Bial entrevistou quatro testemunhas, dentre elas uma consultora de moda holandesa, que relataram diversos episódios escabrosos envolvendo o médium.

De lá para cá, outras centenas de denúncias ganharam mídia e se espalharam através dos juizados federais em Goiás e outros Estados. A frequência da Casa Dom Inácio de Loyola caiu drasticamente nesses últimos dias, e a cidade de Abadiânia teme pela escassez orçamentária, através dos fundos conquistados nos últimos tempos como ponto turístico religioso, diante da fama do espiritualista. A sua última aparição na casa foi na quarta-feira (12), em que defendeu a sua inocência e que confiava na justiça de Deus e dos homens.

Depois da prisão, João de Deus prestou depoimento por mais de 3 horas na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), rebatendo todas as acusações. Passou por exames de corpo de delito e depois foi transferido para um presidio de segurança máxima, em Aparecida de Goiânia, onde dividirá uma cela com mais três detentos, que são advogados.

O advogado de defesa do médium, Alberto Toron, disse em entrevistas que tem "sérias dúvidas sobre os depoimentos incrimináveis", alegando ainda que ele acredita em uma armação. "O Sr. João acha que tem gente que quer o destruir". Toron informou que deve entrar com um pedido de habeas corpus amanhã e, se necessário, que seja concedida prisão domiciliar.

Outra denúncia referente a João de Deus agrava mais sua situação. Ele teria tentado ocultar patrimônio, de mais de 35 milhões de reais.

FAMA

João de Deus teve fama nacional com a divulgação dos trabalhos espirituais realizados em Abadiânia. Dos conceitos mais diferentes, o espírita foi tema em diversas reportagens e também de documentários, seja na TV ou em outros veículos de comunicação. A Casa Dom Inácio de Loyola costuma receber milhares de fieis a cada mês.

Ao longo dos anos, famosos frequentadores, como os apresentadores Serginho Groisman e Xuxa, fizeram visitas à casa. Tadeu Schmidt, apresentador do Fantástico, já participou de tratamento na casa junto com a família, à época que seu irmão, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, enfrentava um câncer. Hoje, Tadeu foi quem anunciou a prisão do médium, através do Plantão Globo.

No ano de 2012, até a conceituada apresentadora estadunidense Oprah Winfrey (atualmente aposentada) realizou uma entrevista com o médium, ganhando assim fama internacional, e seu trabalho pessoalmente divulgado em outros países, como Holanda, Austrália, Nova Zelândia. Após as denúncias, o arquivo referente foi apagado do conteúdo digital de Oprah. Pelo Brasil, Xuxa manifestou total repúdio contra os abusos sexuais.

A qualquer momento, novas informações sobre João de Deus, envolto no maior caso de assédio sexual da história do país. Da fama, ao limbo.

2 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Quando se fala João de Deus, lembro imediatamente do Papa João II.... Abs e Feliz Natal!!! Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br

Kleber Nunes disse...

Alô meu amigo Jean, cadê você. Tô sentindo falta das atualizações do Jornal da Internet, vem aí a Olimpíada de Tóquuo. Sugiro como post de seu retorno um resumão de 2019, 2020 e 2021 até agora.