quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

UM FURACÃO VARRE A AMÉRICA

Jogadores comemoram antes de "maratona" em 2019Atlético-PR x Junior Barranquilla Copa Sul-Americana
Liamara Polli/Photo Premium/Folhapress


Atlético-PR1X1Junior Barranquilla

(4X3)

CAMPEÃO!
ATLÉTICO PARANAENSE VENCE BARRANQUILLA NOS PÊNALTIS

Pela quarta vez a Copa Sul-Americana tem brasileiro campeão! Depois de Internacional, São Paulo e Chapecoense, hoje é a vez do Atlético Paranaense levantar o caneco e comemorar. Ou seria Athlético, a partir do ano que vem..

Com recorde de público na Arena da Baixada, que recebeu 40.263 torcedores, o Furacão fez a festa dentro de casa com merecimento, mas também bastante sofrimento diante do Junior Barranquilla. Como no jogo de ida, os colombianos buscaram o empate em 1x1. Pablo abriu o placar no primeiro tempo, se tornando artilheiro da competição com 5 gols, empatando com Benedetti (Deportivo Cali). No segundo tempo, porem, o Junior passou a jogar melhor e controlar as ações. Chegou ao empate de cabeça com seu principal jogador, Téo Gutiérrez. E quase virou em outras oportunidades claras.

Na prorrogação, o roteiro de sofrimento se aguçou. Principalmente na segunda parte. O goleiro Santos cometeu pênalti. Para o alívio dele e dos atleticanos aos montes, o camisa 10 colombiano, Barrera, isolou a cobrança. Voltavam a desperdiçar um pênalti, como no primeiro jogo. Logo depois o Atlético voltou a assustar, com Nikão exigindo boa defesa de Viera. E muitos escanteios para pressionar, em vão. O destino era a disputa de pênaltis mesmo.

---

E pois é, pênalti não é o forte mesmo para o Junior Barranquilla.
Nas cobranças, o Furacão levou a melhor por 4x3. Fuentes e Téo Gutiérrez isolaram as batidas, batendo praticamente um tiro de meta. Do lado atleticano, Renan Lodi errou. Coube ao capitão Thiago Heleno mandar uma pancada para decretar o mais importante titulo dos 94 anos de história do Clube At(h)lético Paranaense. Momento ímpar!

CAMPANHA

Pablo foi o goleador do Atlético-PR em 2018 com 18 gols

O título foi de cunho merecedor, a julgar por seu expressivo desempenho. Em seu caminho, cruzou com alguns dos mais conhecidos times sul-americanos.

Na estreia (primeira fase), ainda com Fernando Diniz no comando, o Furacão enfiou 3x0 no Newells Old Boys, sem nenhuma dó. Pouco importa que perdeu na volta.

Na segunda, já era Tiago Nunes no comando. O técnico revelação do futebol nacional, que já havia ganho o Estadual com o time sub-23 neste ano, tirou o time da crise no Brasileiro com uma arrancada grandiosa. No meio a isso tudo, despachou o Peñarol, com uma histórica goleada de 4x1 no currículo. Shows do artilheiro Pablo e Raphael Veiga, com dois gols cada. Grande atuação do camisa 7, que voltará do empréstimo para o Palmeiras, em 2019.

Nas oitavas de final, aí veio um rival mais "leve", o Caracas, e com isso duas vitórias (2x1 e 1x0). A partir das quartas, uma sequencia brasileira. Nas quartas, duelo difícil com o Bahia, em que ganhou por 1x0 na Fonte Nova, mas perdeu pelo mesmo placar em seu caldeirão. Para piorar, os baianos tiveram três gols anulados pelo VAR, entre ida e volta, e isso gerou enorme reclamação. Nos pênaltis, o Furacão passou por 4x1.
Na semifinal, um Fluminense que oscilava muito, cuja falta de gols o derrubou. Assim o Atlético passou com certa tranquilidade, vencendo em 2x0 ambos os jogos.

Na final, novamente os placares foram repetidos. E nos pênaltis, não deu outra. O Furacão manda mesmo na Arena da Baixada. E da Baixada em diante, agora pinta a América de rubro-negro!

---

O título é o primeiro internacional do clube, que garante vaga nos grupos da Taça Libertadores de 2019. Inteiro e renovado, com direito a novo escudo e roupagem, conforme lançamentos feitos na terça-feira. Além de tudo, terá um calendário cheio. Disputará a Recopa Sul-Americana entre fevereiro e março, contra o River Plate, cuja partida de volta é marcada para o Monumental de Nuñez, que terá portões fechados diante da punição aos argentinos por conta da baderna acontecida no ultimo dia 24. O rubro-negro jogará também a Copa Suruga, no Japão, segundo semestre.

E a Chapecoense foi outro time a comemorar essa conquista. Como 14° do Brasileirão, herdou a vaga aberta pela conquista do Furacão, e jogará a Sul-Americana do ano que vem.

Assim termina, com sabor de campeão e de felicidade, a temporada 2018 do futebol brasileiro.
PARABÉNS, FURACÃO!

Nenhum comentário: