quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Ficou no cheirinho


Flamengo1x1Independiente

REI DE COPAS! INDEPENDIENTE SEGURA FLAMENGO E CONQUISTA A SUL-AMERICANA

Não deu pro Flamengo! O Independiente de Avellaneda suportou a pressão e mais de 60 mil rubro-negros no Maracanã, segurou com competência o empate em 1x1 e faturou, pela segunda vez, o título da Copa Sul-americana.
Os argentinos já venceram em 2010, em final diante do Goiás, nos pênaltis. Dessa vez, conseguiu resolver tudo no tempo normal. Soma agora incríveis 17 títulos internacionais, junto ao compatriota Boca Juniors, sendo ainda o maior campeão da Libertadores, com 7 taças. Estará em busca da oitava em 2018, sendo um dos sete representantes argentinos.
A final foi marcada por uma série de confusões nos entornos do Maracanã, com uma tumultuada entrada de torcedores no estádio. Na saída, agora há pouco, novos casos de quebra quebra e gases de pimenta. Hoje de madrugada, foguetórios em frente ao hotel dos argentinos. Foi quase um clima de guerra, tal qual semana passada, quando torcedores argentinos também provocaram confusões e imitavam macacos, dentro e fora de seu estádio.


Agora sim falando dos acontecimentos de campo, o Flamengo foi superior, mas não o suficiente para reverter o placar agregado. Faltou competência nas finalizações. Ao menos os gols vieram no primeiro tempo. Em bate-rebate na área, Lucas Paquetá aproveitou a sobra e abriu o placar e a possibilidade de prorrogação. Mas durou pouco tempo. Cuellar cometeu pênalti infantil, que Ezequiel Barco não desperdiçou. No segundo tempo, os Hermanos tentaram a virada com ótimas chances de Gigliotti e Meza. Barco até quase fez o da virada, mas Juan salvou milagrosamente em cima da linha. O Fla foi para o desespero, atacou, sem sucesso, com Réver, Vinicius Junior e Felipe Vizeu. Num último suspiro, Réver chutou a bola por cima do gol, com o goleiro já caído. Ali acabava qualquer chance de título. A celebração é dos argentinos.

Parabéns, Club Atlético Independiente, Rei de Copas!
Assim, jogará a decisão da Recopa Sul-americana de 2018 contra o Grêmio, outro copeiro. Repete-se a final de 1996, já que os dois times ganharam as competições do ano anterior, sendo os argentinos, justamente diante do rubro-negro. O Grêmio levou a melhor.
E por fim, ficam então 8 brasileiros e 7 argentinos entre os classificados à próxima Libertadores.

CAMPANHA

A "Campaña" do título.. putz, péssimo trocadilho com o nome do goleiro titular, haha.
Mas falando sério, o Rei de Copas fez por merecer o bicampeonato da competição. Dos semifinalistas, foi o único a ter jogado desde a primeira fase.
Nela, em meados de março, o Independiente estreou com um empate sem gols com o Alianza Lima no Peru, vencendo-o por 1x0 na volta.
Na fase seguinte, fez 4x2 e 2x1 no Deportes Iquique do Chile. Nas oitavas, a primeira derrota, para o Atlético Tucumán, por 1x0. Mas conseguiu reverter na volta, vencendo por dois gols.
Nas quartas, despachou sem sustos o Nacional do Paraguai, após 4x1 e 2x0. Na semi, sofreu com derrota mínima para o Libertad no Paraguai, mas em seu caldeirão, venceu por 3x1 com show de Ezequiel Barco e chegou a final.

O Flamengo disputou a partir da segunda fase, eliminando o Palestino por um grande placar agregado de 10x2. Em comum, encarou todos os adversários que a Chapecoense jogou até ser proclamada campeã da Sul-Americana de 2016. A começar pela própria Chape, eliminando por uma goleada de 4x0. Depois, superou Fluminense e Junior Barranquilla. Faltou falar do San Lorenzo, mas o time argentino foi responsável direto por mandar o rubro-negro para esta disputa, ao elimina-lo da fase de grupos da Libertadores. O Independiente perdeu para os catarinenses nas oitavas do ano passado, nos pênaltis, quando o saudoso goleiro Danilo pegou quatro cobranças.

---

A Liberta e a Sula, por conta da Copa do Mundo, terão férias bem curtíssimas. Isso porque já no próximo dia 20 ocorre o sorteio de ambas as competições, e as primeiras fases estão previstas para começar em janeiro.


Um comentário:

politica em foco disse...

estava torcendo para o flamengo por causa da vaga na libertadores que seria do atlético mineiro !