quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Adeus ao cara crachá :(

Paulo Silvino durante fotos de divulgação do programa Zorra Total em abril de 2016 (Foto: Tata Berreto/Globo)

ATOR PAULO SILVINO MORRE AOS 78 ANOS

Morreu na manhã de hoje aos 78 anos o ator e humorista Paulo Silvino. Ele lutava contra um câncer no estômago, diagnosticado no ano passado.

Segundo a Central Globo de Comunicação, o humorista morreu em casa, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, no início da manhã. Ele deixa três filhos. Em redes sociais, o filho mais novo do ator, João Paulo Silvino, lamentou a morte do pai. "Que Deus te receba de braços abertos meu pai amado.". Os outros dois filhos são Isabela e Flávio Silvino, famoso por viver o Matosão da novela "Vamp" (1991), mas que teve sua carreira abreviada em um grave acidente de carro em 1993, o deixando com limitações nas falas.

CARREIRA

Paulo Ricardo Campos Silvino era um dos mais antigos funcionários da TV Globo, tendo pelo menos 51 anos de casa. Seu primeiro trabalho, em 1966 (a emissora foi fundada um ano antes) no programa de sátiras "Canal Zero". Mais para frente, foi destaque de outras primeiras produções da platinada, como "Balança Mas Não Cai", "Planeta dos Homens" (do qual emplacou bordões como "Aí tem") e na novela "O Pulo do Gato", nos anos 70. Fez parte do elenco fixo de "Viva o Gordo", comandado por Jô Soares, um dos amigos mais próximos de Paulo.

""Estou muito abalado. O Paulo Silvino era a pessoa que mais me fazia rir. Te todos os meus colegas comediantes, era o que mais me fazia rir. Sempre inventava coisas diferentes. O mais ‘tonto’, o mais irreverente. Uma figura maravilhosa, com uma generosidade fantástica. Era um adulto criança. Falei para ele recentemente e falei: ‘tem que lutar, vai e frente. Tem que sair dessa’".

Paulo Silvino no Zorra Total, em 2010 (Foto: Blenda Gomes / TV Globo / Arquivo)

Foi no "Zorra Total", primordialmente, que Paulo Silvino teve o seu auge na carreira, no papel do porteiro Severino, o "quebra galho" de um diretor (interpretado por Marcos Wainberg), desde os primeiros anos de programa. Os bordões "cara crachá, cara crachá" e "Isso é uma bichona!" foram marcas registradas do quadro, um dos maiores sucessos (senão o maior!) até hoje. Mesmo quando a atração de sábado passou a se chamar apenas "Zorra" em 2015, o ator continuou no elenco fixo, ainda que em papeis mais secundários nas esquetes.

O corpo de Paulo Silvino será velado amanhã no Memorial do Carmo, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: