terça-feira, 25 de setembro de 2018

O novo melhor do mundo

MODRIC DESBANCA CR7 E SALAH E FATURA MELHOR DO MUNDO PELA PRIMEIRA VEZ

2018 marcou, de vez, o fim do duopólio de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Juntos o português e o argentino somaram dez títulos, entre bolas de ouro e "The Bests" como melhores jogadores do mundo, com cinco prêmios cada um. Seria esperado o desempate por parte do português. Mas vai ficar para a próxima.

Pela primeira vez em 10 anos, não deu para a dupla. E pela primeira vez, um país oriundo de outro país é condecorado com a máxima premiação individual do futebol. A Croácia, pertencente da antiga Iugoslávia até 1993, viu mitificar de vez o seu astro mor do esporte. Luka Modric, camisa 10 da seleção, do Real Madrid e melhor jogador da Copa do Mundo, da UEFA e tudo mais, agora é o melhor jogador do mundo.

O croata de 33 anos fez sua melhor temporada na carreira, especialmente no Real Madrid ao ser um dos destaques do tricampeonato europeu. Antes desse auge, o meio-campista atuou no Dinamo Zagreb e no Tottenham, quando chegou ao Real em 2012.

Modric desbancou Cristiano Ronaldo, que trocou os espanhóis pela Juventus, e Mohamed Salah, grande destaque do Liverpool. Cristiano não compareceu ao evento, assim como ocorreu na premiação por parte da UEFA, há um mês. Até então, os últimos melhores do mundo antes da dinastia de 10 anos, foram Fabio Cannavaro (2006), capitão da Itália tetracampeã mundial, e Kaká (2007).

Resultado de imagem para mohamed salah

O egípcio, por sua vez, teve seu prêmio de consolação. Faturou o Prêmio Puskas, de gol mais bonito do ano, chegado à sua décima edição. O golaço contra o Everton, em clássico do Campeonato Inglês, em chute cruzado que foi anotado em 10 de dezembro, derrotou outros 9 gols indicados.
Surpreendentemente, ganhou do gol de bicicleta de CR7, feito pelo Real Madrid contra seu atual time, Juventus. A definição veio de voto popular do público.

OUTRAS PREMIAÇÕES

A surpresa e contestação do Prêmio Puskas se estendeu ainda na definição do "Melhor Onze" da última temporada. O belga Thibault Courtois foi eleito o melhor goleiro do ano. Mas ao mesmo tempo, não apareceu na seleção mencionada, que teve David de Gea como goleiro escolhido.

Salah, entre os três finalistas de melhor jogador do mundo, não fez parte do ataque, mesmo sendo um dos maiores artilheiros da história recente do Campeonato Inglês. O ataque foi formado por Messi, CR7 e Mbappé. Kanté, Modric e Hazard no meio campo. As laterais foram representadas pelos brasileiros Marcelo e Daniel Alves. Isso mesmo que Alves não pôde disputar a Copa. E a zaga ficou com Varane e Sergio Ramos.

O melhor técnico foi Didier Deschamps, campeão do mundo pela França, desbancando Zinedine Zidane, que deixou o Real Madrid. A França também ganhou o prêmio no futebol feminino, com o treinador do Lyon, Reynald Pedros. O brasileiro Vadão ficou em sétimo lugar.

Por fim, o prêmio de melhor torcida do ano foi para o Peru, pelo destaque efusivo na Copa do Mundo, apesar de sua seleção não ter passado da fase de grupos.


Nenhum comentário: