domingo, 23 de julho de 2017

Adeus, muralha

Waldir Peres sofre infarto e morre aos 66 anos (Foto: infoesporte)
(ARTE: Globoesporte.com)

MORRE WALDIR PERES, EX-GOLEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Nota triste para o futebol brasileiro. Morreu na tarde de hoje, aos 66 anos, um dos maiores goleiros da história nacional. Waldir Peres, grande ídolo do São Paulo e com passagens por Corinthians, Guarani e Seleção Brasileira e outros clubes. Ele sofreu um infarto fulminante durante uma tarde de almoço com a família, em Mogi Mirim, interior paulista.

Waldir Peres deixa dois filhos que moravam em São Paulo e mais uma filha, que está em viagem na Malásia. Para dar tempo da mesma voltar ao Brasil, o corpo do ex-goleiro sairá de Mogi amanhã, para ser velado terça e enterrado somente na quarta, no Cemitério Gethsemani.

 Waldir Peres foi um grande nome do futebol brasileiro (Foto: Divulgação / Acervo CBF)

Nascido em Garça, interior de São Paulo, no dia 2 de janeiro de 1951, Waldir Peres começou a carreira na Ponte Preta, que o revelou em 1970. Três anos depois, se transferiu para o São Paulo, onde se tornou um dos maiores goleiros da história. Entre 1973 e 1984, fez 617 partidas (só perde para Rogério Ceni em presenças) e ganhou o Brasileiro de 1977 (onde teve papel decisivo nas cobranças de pênalti) e os Paulistas de 75, 80 e 81.

No Morumbi, ganhou destaque a ponto de ser presença constante nas convocações da Seleção. Como reserva, foi às Copas do Mundo de 1974 e 78, mas teve a chance de ser titular em 1982, na equipe que marcou época apesar de não ter sido campeã. O goleiro fez 39 partidas com a camisa amarelinha, a última na derrota por 3 a 2 para a Itália.

Após sair do Tricolor em 1984, Waldir teve passagens por América-RJ, Guarani, Corinthians Portuguesa e Santa Cruz, até voltar a Ponte Preta e encerrar a carreira em 1989. Anos mais tarde, passou a trabalhar como técnico, passando por diversos clubes do interior paulista e outros de menor expressão nacional. Seu último time foi o Maringá, em 2013.

Nenhum comentário: