sábado, 15 de julho de 2017

Fazendo história!

Marcelo Melo troféu Wimbledon (Foto: REUTERS/Matthew Childs)
(FOTO: Matthew Childs/Reuters)
Marcelo Melo a direita do companheiro Lukasz Kubot

MARCELO MELO CONQUISTA TÍTULO INÉDITO PARA O BRASIL EM WIMBLEDON

Foram eternos 281 minutos. Um jogo tão longo quanto inesquecível. O brasileiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot se tornaram campeões de duplas do torneio de Wimbledon, o único Grand Slam que faltava ao Brasil na Era Aberta (desde 1968). O título veio em 4h41 com vitória sobre o austríaco Oliver Marach e o croata Mate Pavic, cabeças de chave 16, por 3 sets a 2, parciais de 5/7, 7/5, 7/6(2) e 3/6 13/11.

O feito histórico foi o desfecho de uma narrativa dramática na decisão. Melo e Kubot brilharam quando pressionados diante de adversários muito sólidos, apesar de inexperiente em grandes finais. Foi o desfecho apropriado para um resultado marcante para o tênis brasileiro após uma grande campanha no Grand Slam britânico. A vitória só veio no terceiro match-point, quase uma hora depois das primeiras chances para fechar o jogo.

Marcelo Melo já havia conquistado o título de duplas em Roland Garros, em 2015, cujo parceiro era o croata Ivan Dodig. Bruno Soares foi o outro campeão de duplas, em 2016, no US Open.

Ekaterina Makarova e Elena Vesnina conquistam título de Wimbledon nas duplas feminas (Foto: Getty Images)

Houve outras grandes finais após a épica disputa masculina. Ainda que nas duplas femininas foi uma tarefa bem fácil. Não menos histórica.

A dupla russa Ekaterina Makarova e Elena Vesnina entraram para a história da competição de duplas ao derrotarem Hao Ching Chan (Taiwan) e Monica Niculescu (Romênia) por um duplo 6/0. O surpreendente placar é denominado "bicicleta", quando um atleta perde dois sets por este placar. Isso não acontecia desde 1953.

Garbiñe Muguruza levantou troféu de Wimbledon pela primeira vez na carreira (Foto: Shaun Botterill/Getty Images)

E na final feminina, não teve bicicleta mas teve "pneu" dos bons. Uma novata derrotou uma experiente com folga. A espanhola Garbine Muguruza bateu a veterana Vênus Williams por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/0, conquistando o inédito título em Wimbledon. Campeã em Roland Garros, Muguruza garante um lugar no Top 5 em ranking feminino da ATP, a ser divulgado nesta semana.

Amanhã tem a final masculina. Para variar, o protagonista é o suíço Roger Federer, que tentará o oitavo título do torneio inglês diante do croata Marin Cilic.

Nenhum comentário: