domingo, 2 de julho de 2017

Geração de campeões

0X1

"TIME B" DE CAMPEÕES: ALEMANHA SUPERA CHILE E LEVA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A Alemanha conquistou hoje a primeira, possivelmente última, Copa das Confederações, na Rússia. Diante do estádio lotado da Arena Zenit em São Petersburgo (57 mil pessoas), um erro chileno foi decisivo para mais uma conquista da brilhante jovem geração alemã.

Nem mesmo a média de idade de apenas 23,4 anos foi barreira para a seleção campeã, que contou com apenas 3 nomes do elenco campeão mundial em 2014. Agora, é tentar quebrar a estigma de maldição dessa competição. Até hoje, nenhuma seleção que ganhou tal torneio conseguiu vencer a Copa do Mundo no ano seguinte. O Brasil que o diga, por quatro ocasiões. Essa pode ter sido a última Copa das Confederações, já que a FIFA estuda criar outra competição diferente como aperitivo para futuras Copas do Mundo.

Voltando a decisão de hoje, a Alemanha não precisou só dos seus esforços para vencer a valente seleção do Chile, por 1x0. Faltou pouco para a melhor geração da história chilena faturar o terceiro título em três anos (enquanto a Argentina não ganha nada profissional desde 1992, e amargou três vices recentes). O gol da vitória foi ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, com Stindl, após passe de Leon Goretzka, que roubou a bola em falha gritante de Marcelo Díaz na entrada na área. Stindl, Goretzka e Werner foram os artilheiros do torneio, com 3 gols cada. Julian Draxler, o mais experiente da jovem seleção, foi eleito o melhor jogador da competição.

Depois do gol, a Alemanha soube segurar a pressão até o apito final, embora não fossem muitas as chances, diante do bom sistema defensivo que funcionou. O goleiro Ter Stegen garantiu com boas defesas, levando a melhor sobre Claudio Bravo. E assim, comemora o que pode ser o primeiro título de muitos. Além disso, a liderança do ranking mundial da FIFA, assumindo o posto do Brasil. A nova classificação, deste mês de julho, será divulgada esta semana.

-----------


Mais cedo, Portugal levou a melhor sobre o México e faturou o terceiro lugar. Sem Cristiano Ronaldo, que retornou antes ao seu país por conta do nascimento de seus dois novos filhos, os lusitanos venceram de virada por 2x1, na prorrogação. Após um gol contra e pênalti perdido, Portugal chegou ao empate com Pepe nos acréscimos. Em novo pênalti na prorrogação, André Silva não vacilou sobre Ochoa e converteu, garantindo o terceiro lugar em Moscou..

E agora é esperar pela Copa de 2018.

Nenhum comentário: