quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Debate aos números

Datafolha - 18 de outubro - evolução dos votos válidos para presidente — Foto: Arte/G1
Resultado de imagem para pesquisas governador segundo turno


DATAFOLHA APONTA: BOLSONARO 59% x 41% HADDAD

Jair Bolsonaro (PSL) segue liderando na mais nova pesquisa Datafolha, divulgada esta noite. Para ambos os casos, o deputado federal aumentou um ponto percentual, enquanto Fernando Haddad (PT) desceu. Agora o placar aponta 59 a 41, nos votos válidos.

Contando os votos brancos e nulos, houve a mesma diferença de uma pesquisa para outra. Bolsonaro foi de 49 para 50%, enquanto o petista e ex-prefeito de São Paulo regrediu de 36 para 35%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Ainda falando sobre a corrida presidencial, Jair Bolsonaro afirmou hoje que não participará de debates do segundo turno, embora a equipe médica já sinalize liberação para que o candidato esteja frente a frente com Haddad. Até o momento todos os debates previstos estão suspensos, ou mesmo cancelados.

GOVERNADORES
Resultado de imagem para pesquisas governador segundo turno
Resultado de imagem para pesquisas governador segundo turno
Resultado de imagem para pesquisas governador segundo turno

Resultado de imagem para pesquisas governador segundo turno

Nos 14 Estados que tem segundo turno para governador, as primeiras pesquisas são divulgadas nesta semana. Em boa parte deles, candidatos que antes eram tidos como coadjuvantes, surpreenderam no turno anterior e agora ganham "de lavada" contra nomes conhecidos.

Os casos mais brilhantes acontecem em Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nas terras fluminenses, o ex-juiz Wilson Witzel (PSC), que há dois meses atrás tinha só 1% dos votos, passou por cima dos favoritos e, agora, lidera os votos válidos por 61% a 39% do ex-prefeito da cidade, Eduardo Paes (DEM).

Em Minas, a disputa era polarizada por Antônio Anastasia (PSDB) e Fernando Pimentel (PT). Mas Romeu Zema (NOVO) surpreendeu de tal forma que quase levou tudo no 1° turno. Para agora, já tem 71% dos votos válidos, contra 29% de Anastasia, ex-governador e atual Senador pelo Estado.

Outro que cresceu do meio para o fim das pesquisas foi Ibaneis Rocha (MDB), no Distrito Federal. Ele ostenta altíssimos 75% contra 25% de Rodrigo Rollemberg (PSB), atual governador.

No Amazonas, que teve eleições suplementares no ano passado, o atual mandatário Amazonino Mendes (PDT) vai perdendo feio para Wilson Lima (PSC), como mostra a ilustração acima.

Estes são só algumas das pesquisas mais destacáveis. Em São Paulo, tem o resultado mais apertado, com direito a empate técnico. João Dória (PSDB) tem 52% contra 48 de Márcio França (PSB).

Hoje, ocorrem os debates para governadores através da Band, para 7 Estados.

Um comentário:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? No primeiro turno, votei no Skaf e agora votarei em Márcio França. Abs, Fabio www.blogfabiotv.blogspot.com.br